quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

REALCE, ESTÉTICA E BELEZA

CASAMENTO E SEUS DETALHES

Com flûtes de Salton - Reserva Ouro e aproveitando o clima quente do verão, brindo as maravilhas que acontecem durante o enlace matrimonial e publico orgulhosamente este artigo.
O amor é eterno. A sua manifestação pode modificar-se, mas nunca a sua essência, Através do amor, vemos as coisas com mais tranquilidade e a certeza de termos a possibilidade de grandes realizações na vida.
"L'amour, toujour l'amour"! Em 12 de junho comemora-se o Dia dos Namorados. Este dia virou quase uma obrigação, ou seja, uma data nacional consagrada aos pares em busca de um romance - e também da famosa estabilidade conjugal. Haja visto, o santo homenageado do dia também cuida do casamento.


Poucos momentos na vida de uma mulher são tão importantes quanto o casamento. Entrar na igreja vestida de noiva, então, com todo ritual que costuma ocorrer nesse dia de cerimônia - muitas flores, "bouquet" etc.- é algo ansiosamente esperado pela maioria das garotas assim, que se descobrem mulheres. Trata-se de uma fantasia tipicamente feminina que aproxima muito dos contos de fada.
Organizar uma festa de casamento não é uma das tarefas mais fáceis. É preciso planejar com muitos meses de antecedência, disposição, verificar o orçamento que se dispõe; aliás, não se esqueça que chique, mesmo, é não fugir do seu orçamento - nem que os noivos sejam podres de ricos; e ainda, colocar-se no lugar dos convidados da festa. Para não errar, lembre-se que nas regras "o menos é mais" e "quanto mais simples  melhor".
Dê preferência a uma festa simples e rica em detalhes a uma festa que decepcione pela falta de cuidado.
Casar ou sonhar? A pergunta é: o que é: oque é melhor, investir num sonho ou escondê-lo para não perdê-lo e nunca tê-lo?
É inegável, o ser humano é gregário. gosta de viver com alguém, talvez seja por isso que acontece o casamento.
Um ano antes escolha a data da cerimônia e reserve a igreja.
Um casamento impecável é resultado de muitos meses de concentração e planejamento. Porém, nada é perfeito e imprevistos podem acontecer.
Desde já, não pense que este artigo é o suficiente para elaborar um enlace matrimonial. Como conhecedor do assunto as minhas opções passeiam desde vestidos simples, a vestidos sofisticados e, também, em "tailleurs" mais básicos, que podem ser usados numa cerimônia, sem cometer erros. Devido ao pouco espaço, não é possível fazer uma publicação mais ampla de trajes nupciais criados por mim. Excluindo as fotografias publicadas, os desenhos de vestidos, aqui ilustrando a matéria,  foram criados por este colunista. Aqui apresento algumas novidades e detalhes para fazer de seu casamento um momento simplesmente único.
Penso que o casamento, como qualquer outro evento, é tanto mais bonito, quanto forem harmoniosos todos os seus detalhes. Isso vale para as cores, o que não quer dizer que elas não devam se repetir monotonamente. Escolha duas ou três cores que você gosta, que combine entre si e com os locais onde será realizado o casamento e pense sempre nelas quando for escolher qualquer item para ele. Expresso-me seguro destas orientações, pelo fato de ostentar um diploma de decorador.

CABELOS COMPRIDOS E CASAMENTO

Quando a mulher tupinambá tem sua primeira menstruação, seus cabelos são cortados, e ela fica recolhida em uma rede, sem comer por três dias. Depois disso ela só poderá se casar quando seus cabelos crescer e cobrir os ombros.

CORES
Casa-se hoje com diferentes cores inclusive o vermelho e o preto, conforme mostrado nas imagens.





 O conhaque passou a dominar os tons, depois do branco, como representante da liberdade de escolha, de opções frente à independência feminina.
Ainda hoje, os casamentos de conveniência ocorrem, mas com menor frequência. De acordo com a revista "Bride", 92% das noivas que se casaram na década de 90 usaram vestidos longos. Diferentes costureiros ditaram moda com modelos clássicos reformulados.

Toda noiva quer, de alguma forma, inovar no dia do enlace matrimonial. Como "designer" de moda, digo que um vestido simples é sempre elegante.
Lembre-se que, se você passou dos trinta anos, seja mais sóbria; evite modelos adolescentes. O vestido deve traduzir o estilo e a personalidade da noiva, bem como estar de acordo com o horário da cerimônia.
Tecidos leves e vaporosos, aplicações de flores, pérolas, paetês, rendas e laços femininos contribuem bastante  para a confecção de um belo traje nupcial.
Investir num vestido de cor "champagne", pode ser uma opção. O tom - que não foge muito da tradição do vestido branco - transmite calma e mantém a delicadeza e a elegância essenciais para um dia tão especial.

TIPOS DE TECIDO
Vestidos de noiva exige tecidos finos. Agora para favorecer, registro um pequeno vocabulário, que envolve tecidos que compõe o universo do estilo do traje.
Cetim Boucol: com brilho intenso e mais pesado que o Cetim Duchese, que é pesado, com brilho intenso e excelente caimento, destinado à alta-costura.
Crepe Chanel: também conhecido como "Crepe Patoux",  tecido grosso, que tem como característica um lado acetinado e o avesso fosco poroso.
Chiffon: tecido fino e transparente de seda pura ou poliéster com charmosa transparência.
Crepe Chiffon: semelhante à musselina, transparente e com textura levemente enrugada.
Crepe Georgette: tecido de origem francesa, uma espécie de musselina mais pesada, porém ainda transparente, com um lado áspero.
Organdi: musselina muito fina e transparente, com um preparo especial que dá uma certa consistência.
Organza: transparência e "leveza e estruturada".
Renda: tecido feito com  fio de linha, algodão, seda etc... que serve como guarnição de vestido com textura trabalhada à mão ou à máquina formando desenhos. Entre os tipos mais comuns estão: Alençon, Chantilly, Lyon, Veneza e de Fita.
A renda é, sem dúvida, o tecido mais romântico e perfeito para o início de  uma história a dois cheio de encanto e fascinação. Esse tecido romântico e sofisticado, no vira e mexe da moda, ganha espaço entre os vestidos de noiva. Para cada estilo de cerimônia cada um é indicado. Entre eles temos o "Guipuir", "Soutache", Francesa, Veneziana e Italiana, "Chantilly" e Renascença.
De diversas origens e com fibras e fios que criam desenhos que transpiram romantismo, as rendas bastam para serem notadas.
Tule "point d'esprit": leve tecido transparente recoberto por bolinhas.
"Voile", "Voil" ou Voal: parecido com musselina, produzida dom fios muito finos(porém, mais grossos que a da musselina) com baixa densidade ressaltando numa aparência fluida, leve e transparente.
"Voillete": Pequeno véu usado para cobrir parte do rosto da noiva, geralmente feito com renda ou tule e usado junto à casquete.

Falar de casamento m,e leva a romantismo e me faz lembrar do poeta checo-austríaco Rainer Maria Rilke
(1875-1926). Ele disse:"Ser amado é consumir-se na chama. Amar, é luzir com luz que não se apaga. Ser amado, é passar.. Amar, é permanecer".
Sabendo que toda mulher acredita no amor, e em uma nova possibilidade de união, como melhor combustível para acordar todas as manhãs, esclareço, que aptidão e perseverança são as palavras-chave para o sucesso.
O dito popular fala que "os opostos se atraem" e acreditando nisso, muitos procuram um par completamente diferente de si. Mas não é isso que gosto de afirmar quando o assunto é casamento. Para mim, os semelhantes se atraem. E para isso, é bom ter critérios de respeito de como será a pessoa com quem irá passar o resto da vida.
Com estilo ímpar, gosto de refletir a vida como um laboratório onde são realizadas várias experiências que resultam em inúmeros aprendizados. Por isso, cedo-me aos encantos das inscrições em japonês. Citando uma, coloco em pauta "dois kanji, um hiragana e dois kanji", pela ordem de cima para baixo, lê-se "ei - en -no - sei - mei". "Eien" significa "eternidade, perpetuidade, imortalidade". "Eien no" significa "eterno(a), perpétuo(a), imortal".
"Seimei" significa "vida". Portanto, "eien no seimei" significa "vida eterna", isto de acordo com o especialista em História da Escrita José Souza.
Roubando a pérola do teórico político russo Mikhail Bakunin, digo que, "não há nada tão estúpido como a inteligência orgulhosa de si mesma".
No contexto de imperfeição e imprevisão, padrinhos e madrinhas, mesmo sendo muito queridos, podem cometer algumas gafes. E os noivos devem estar preparados para solucionar qualquer tipo de ocorrido, desde atrasos até desmaios. Aliás, como ser humano, todos estão sujeitos a elas.
A obra"O Jardim Secreto" da escritora inglesa Frances Hodgson Brunett inspirou-me para escolha de tecidos como opção para madrinhas e convidadas. A fluidez da seda, aliada a um "mix" de tecido importados inteiramente bordados, mescla-se pinceladas florais junto  da renda metalizada.
Sabendo que sempre preferimos investir num sonho mesmo que esse sonho possa às vezes dar errado, escrevi este artigo para ajudar a se prevenir e se preparar melhor para esse sonho. Ou seja, o casamento.
Como brasileiro que sou, Maio para mim, ao longo dos anos, era considerado nacionalmente como o Mês das Noivas e das Mães. Era; porque na realidade, Maio continua sendo o Mês das Mães, mas não das noivas. Segundo o Seade, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, há alguns anos atrás, declarou que Dezembro é o mês eleito pelos namorados para o enlace final. A escolha desse mês, certamente é parta usufruir do 13º salário. Pois sabemos que a vida não está fácil para ninguém. Haja dinheiro para tantos preparativos! Mas com o existem aquelas que não abrem mão de Maio, que aliás gosto muito dessa data, inclusive por ter uma temperatura amena.

Cedo-me aos encantos matrimoniais para dizer ainda, que o mês de Setembro, começo de primavera, vem se tornando também, uma data bastante concorrida. É bom período para a escolha de flores para a decoração da igreja e do salão da recepção. Elas, as flores nessa época estão em abundância.


Roubando a pérola do artista italiano Leonardo da Vinci (1452-1519), onde se expressa dizendo que "aprender é a única coisa que a mente não cansa", apara os que desconhecem esse procedimento no Brasil, ensino, ou melhor esclareço, que poucos adotam o sistema correto estabelecido para o enlace matrimonial.
A consultoria Bain &Company afirma que 3 bilhões de euros é o valor que o mercado de luxo deve movimentar no Brasil em 2014.
Como o saber não ocupa espaço e destacando o casamento em números, repare o que diz a ONU, no livro Situação da Mulher do Mundo, edição de 1995:
20 anos é a idade média das mulheres da América Central e da América do Sul ao se casar;
26% das mulheres com mais de 45 anos que vivem noas países asiáticos são solteiras.
Mais de 50% das mulheres, com 15 a 19 anos de idade, estão casadas nos países da África Ocidental
A noiva não precisa se desesperar. Um "personal stylist", ou seja, especialistas que que companham as noivas meses antes do evento para ajudá-las a chegar  ao seu ideal de beleza, será de grande importância para que tudo saia seguindo as regras da elegância e boas maneiras.
Todas as pessoas trazem em si características diversas, o que determinamos de "tipo". Existem dois "tipos" que se compõem entre si, "o tipo físico" e "o tipo de personalidade". Naturalmente o gosto pessoal de cada um definira suas preferências, contudo a maioria das pessoas perdem pontos essenciais a valorização de seu tipo por não conhecerem exatamente o que lhe fica melhor ou o que lhes corrija os pequenos defeitos físicos. É aí que entra o "personal stylist"
Indiscutivelmente, o casamento é um dos momentos mais importante de uma mulher e meu maior objetivo é fazer parte de sua vida, durante essa etapa tão especial, explicando como deve ser o vestido e acessórios dos seus sonhos.

BOUQUET E GRINALDA
Dois dos maiores símbolos do casamento, o "bouquet" e a grinalda merecem toda a atenção ao compor a produção do grande momento.
Também como opção de elegância, caso queira, a grinalda, no mesmo tom do vestido, pode ser, inclusive, confeccionada em "biscuit".
O que importa é fazer as escolhas certas para o visual, seja a sua união no salão ou na igreja. O mais importante para o amor é ser feliz agora e sempre. É transformar a realização de seus sonhos na mais inesquecível lembrança.
As flores continuam essenciais na decoração, masa elas dividem, cada vez mais, o espaço  com velas e com uma boa iluminação decorativa que trazem charme e realça a decoração floral. Como decorador, preciso, ainda, esclarecer que não se deve colocar as mesmas flores usadas na decoração da igreja noas arranjos da mesa, na entrada do salão, no enfeite da noiva. É importante ser criativo e variar sempre.

BOUQUET
No "bouquet" as flores podem combinar de sair do tradicional e ter o intuito de arrancar suspiros dos convidados. Então, por que não levar a pureza do branco para o altar?
Com neutralidade ímpar no "bouquet", o vestido da noiva se destaca ainda mais. Para a sua composição dê preferência a azalea, angélica, antúrio, agapantos, astroemérias, lisiantos, buganvílias, lírios. orquídeas, rosas e botões, jasmim, palmas debulhadas, hortênsias, dementes de santa-bárbara, ruscus, copo-de-leite, pequenos galhos de café com sementes, "gypsóphila", margarida, tulipa, orquídea chuva-de-ouro, miosótis, flor- de- ervilha, gérbera, camélia, cachinhos de uva, cravo entre outras.

JÓIAS
As jóias são o "sal" do vestuário. Uma mulher coberta de jóias, será uma mulher enfeitada, nunca uma mulher chique.
As jóias com o tudo, devem acompanhar o gênero da roupa, seja ela: esporte, passeio, "habillée", etc. Elas estão classificadas em três gêneros: 1-Jóias esporte, 2- jóias fantasia e 3- jóias "habillée".
Aqui falarei apenas em jóias "habillée". Elas são destinadas ao traje formal ou decotado, em tecidos preciosos como gazes, sedas puras, rendas etc.
São jóias montadas em Platina somente e de pedras brilhantes (safira, águas marinhas etc). As jóias "habillée" devem ser usadas à noite em ocasiões formais.
As pérolas desempenham um múltiplo papel, tanto podem ser esporte, como "habillée" dependendo de sua montagem e quantidade.
Os brincos devem ser usados com discrição e em harmonia com o feitio do rosto.
O segredo de uso de colares está estritamente ligado à ocasião, as tonalidades, de acordo com a roupa e feitio do pescoço.
Nunca misture jóias verdadeiras com falsas.

Atuando nos segmentos de "buffet", decoração e assessoria, primo pelo resultado de eventos, baseando-me detalhadamente no "briefing" de cada cliente a fim de projetar com exclusividade, desde a decoração até a customização do cardápio, que por sua vez é construído seguindo rigoroso padrão de qualidade e da alta gastronomia, com ingredientes saudáveis e exóticos.

VESTIDO DA NOIVA
Os fatores que influem na escolha do vestido da noiva são muitos: o horário, o local, a estação do ano, os tecidos, as características físicas, mas o principal é a preferência pessoal.

Vestido balonê

Não é porque ser noiva parece uma atitude clássica, que o vestido não pode ser moderno. Muito menos porque a ocasião exige um certo requinte, que o vestido não possa ter um ar despojado.
O vestido da noiva  também pode seguir o conceito de sustentabilidade, sem abrir mão da sofisticação e do "glamour".


Como estilista posso dizer ainda que se recriam o vestido a partir de um modelo que foi usado por uma amiga da noiva, pela mãe da noiva, aplicando bordados, rendas tingindo com outra tonalidade. Quem determinou que hoje em dia o vestido da noiva só pode ser branco?
Enquanto escrevias este artigo, ouvia "Aquarela do Brasil", bela música de Ary Barroso (1903-1964). Aliás ela serviu de inspiração para a composição deste texto, enquanto tomava um cafezinho, não em porcelana do início do século XIX, do Brasil e muito menos em um "tastevin", espécie de peça prateada para servir a bebida - e que tradicionalmente é utilizada para provas de vinho. Aproximadamente uma xícara de café, ingerida por mim, equivalente a 100g de cafeína, melhorou, inclusive, o meu rendimento no exercício de pensar. E foi através desse pensamento onírico, que deparo-me com o grande gênio, estilista e costureiro Denner  (in memoriam), que buscava tendência no requinte das mulheres oriundas das fazendas de café.
Sabendo que o enlace matrimonial é um momento único, esclareço que o vestido da noiva é o elemento determinante do casamento.
DENNER
Como estilista proporciona à noiva um atendimento personalizado, desenhando e personalizando seu vestido de acordo com o seu sonho. Oriento sobre o penteado e a maquilagem correta, além do uso de outros acessórios indispensáveis parta a composição do visual.
Orgulhosamente ressalto que tecidos como "laise", bordado inglês, a organza e as rendas entiotadas que tanto deslumbraram nossas avós, pode novamente deixar a mulher brasileira linda e chique. Como brasileiro que sou, procuro dar um toque de Brasil na moda que vai pelo muindo.
Ainda como recomendação importante, um mês antes compre todos os acessórios para o seu vestido: sapatos, "lingerie", meia calça, jóias, entre outros.
Para compor o visual da noiva, as jóias são sempre bem-vindas, ainda mais as que são herdadas; porém as bijuterias, com "design" inovador, folheadas a ouro e com pedras semipreciosas podem ser usadas, sem medo de gafe. No dia do casamento tente relaxar o máximo que conseguir, para chegar ao altar linda e desfrutar toda a alegria desse momento inesquecível.
Nem tudo é para a noiva em um casamento.

NOIVO
O noivo também tem suas decisões e escolhas. Lembre-se que cores clássicas em cortes contemporâneos trazem elegância e nobreza à alfaiataria.
O terno é uma opção para o casamento durante o dia, além de poder ser usado em outras ocasiões no futuro. Ele empresta certa sofisticação à cerimônia sem exagero. Para casamentos mais formais opte pelas cores escuras senão, um tom claro é perfeito
Quanto à roupa do noivo, se o casamento é formal. o fraque e  o meio fraque são os trajes perfeitos para ele.
Uma das grandes vantagens do meio fraque é que além de combinar com qualquer horário em um casamento tradicional, ele pode ser alugado, tanto como o fraque, o que diminui o custo. Use-os com "plastron", ou com uma gravata, dependendo do seu estilo.
O noivo deve evitar terno cor de pérola, rosinha ou azul-bebê. "Smoking" só e´indicado para os americanos. Nem pensar em sapatos esportivos, botas, gravata combinando com lencinho.

FINALIZANDO
Complementando, a maquilagem da noiva pode seguir uma linha neutra, prezando pelo aspecto natural da pele, uma aposta certeira para as "brides" românticas se inspirarem.
Contando com uma proposta inovadora para os padrões brasileiros, venho desenhando harmoniosamente sonhos com excelência e profissionalismo, entregando eventos únicos e inesquecíveis. Então, se permita brilhar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário