sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carlos D'Alencar - Conectado com o Mundo


H2O de Astros e Estrelas
A água, sem dúvida, é a existência da vida tanto para os vegetais quanto para os animais. Embora muitas pessoas  não saibam, depois de um período de sede, os dromedários são capazes de beber entre 60 a 100 litros de água de uma vez.


Pesquisas estimam que até 2025 cerca de dois terços da população mundial vão ser afetadas por falta de água potável.
Falando em celebridades, o cantor Sting que encanta gerações é adepto de água produzida nos Estados Unidos. Quando esteve fazendo show no Brasil em maio de 2011, a cantora  "teen" americana Miley Cirus, a eterna Hannah Montana, exigiu em seu camarim essa espécie de água. Comenta-se que graças a filtragem especial, a água citada tem moléculas mais facilmente absorvida e hidrata até onze vezes mais que as águas normais.







O Aniversário de Anna Gonçalves

Ouvindo a eterna Sarah Vaughan, a grade diva do jazz interpretando "Once in a While" e "Someone to Watch Over Me", em função de meu bom gosto digo com prazer que nada com uma festa, com música de boa qualidade, mulheres muito bem-vestidas, "brancheés" e a presença dos melhores amigos, além de toda a família. Foi assim que Anna Gonçalves de Jesus comemorou em 4 de setembro de 2013, seus 68 anos bem vividos.
Enquanto ouviam as clássicas músicas de Billie Holiday como Strange Fruit, What a Litle Monlight Can Do" entre "tête à tête" cultural, os convivas degustaram um delicioso churrasco, regado de cerveja gelada e água mineral, "drinks" variados e coquetéis de frutas não faltaram entre os convidados sedentos por uma boa bebida. "Whisky Johnnie Walker Double Black"," vodka Absolut", o vinho  Sartori Amarone Della Valpolicella e o vinho Chandon Brut Reserve, com ótima espuma e final sutil com a sua intensidade e aroma frescos na boca concorreu com o "champagne" que com elegância vários convidados com "flûtes" bem servidas, as equilibravam em suas mãos.
Como "grand finale" da festa de Anna que iniciou às 16:00 horas e terminou às 03:00 horas, obviamente do outro dia, os bombons caseiros, a torta de abacaxi e um delicioso pavê gelado completaram o cardápio do clima festivo que agradou a gregos e troianos.
Percebi que o CD Samba de Madrugada com Paulinho da Viola & Élton Medeiro, deu o recado com as músicas "Foi Um Rio que Passou em Minha Vida" com o famoso Paulinho da Viola e Minha Confissão, na voz de Élton Medeiros. Como música popular é sempre bem-vinda, Cauby Peixoto, Zizi Possi, Maria Bethânia, Gal Costa, Djavam, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Diogo Nogueira entre outros deram um brilho especial ao "niver" de Anna.
Mas na "pick up" os "flashbacks" balançaram corpos ao som de Stevie Wonder, Bruce Springstein a Michael Jackson, com sua "Black or White". Este colunista, ou seja Carlos D'Alencar, que gosta de dançar, aliás sou um ex-bailarino,reviveu seus tempos de outrora ao som de "I Will Survive" com Gloria Gaynor, "Dance Litle Lady Dance" com a brilhante Tina Charles e "Zodiacs" com a internacional Roberta Kelley.
Entre familiares e amigos ao som da "The Blood That Moves The Body com a-ha registrei a presença da pedagoga Dônia Maria Gonçalves Ramos, o bacharéu de direito Eric "De Jinn" Goncçalves Ramos, o simpático técnico de informática Wingle Garcia Gonçalves com Rosemary Soares de Oliveira, a agente comunitária de saúde Patrícia Gonçalves, a funcionária pública e articulada Gina Gonçalves Nunes, o estivador Douglas Estéfano acompanhado de sua inteligente esposa a podóloga Neide Nunes e o last (but) not least" o "raffiné" ex-modelo Paulo Murilo, na foto que ilustra a coluna aparece maquilado por este colunista. Ele que de berço, traz consigo, a arte de receber bem, em qualquer evento social.


Angra dos Reis no Samba

A emoção não tem hora marcada para acontecer.
Em clima de alegria e descontração, de norte a sul do país, o povo pula de maneiras diferentes. Os ritmos populares que embalam a festa, como o samba e suas variações, o maracatu, o frevo e o afoxé são a alegrai dos carnavalescos.
Herdado dos primeiros escravos africanos trazidos para o Brasil, o samba aportou na Bahia. No início do século XX, chegou ao Rio de Janeiro. Contagiante virou ritmo brasileiro mais conhecido no mundo, que ganha corpo com as mulatas e os malandros no Carnaval.
 A batida do samba é uma tradição popular onde a empolgação dos participantes se renova mesmo com alguns elementos se repetindo ano a ano - como passista cheia de plumas, as baianas rodopiando, os confetes entrando pela boca, isso sem deixar de lado as expressões mais usadas em sambas-enredo.
Recordo-me claramente, quando em  1972, ano que a socialite caroca Beki Klabin, "in memoriam", nascida na Turquia, desfilou no Carnaval pela Escola de Samba Portela. Pela primeira vez alguém da "alta sociedade" ia para a avenida.
O ponto alto do Carnaval é o Desfile das Escolas de Samba, que tem origem nos corações e blocos dos carnavais antigos.


O primeiro desfile extra-oficial ocorreu, em 1932, e o primeiro desfile, desfile oficial, em 1935, na Praça Onze, onde durante muitos anos se concentravam blocos e cordões. O primeiro desfile com arquibancadas foi em 1963, na Avenida Presidente Vargas, centro do Rio de Janeiro. Hoje o desfile aconete na Passarela Professor Darcy Ribeiro ou Sambódromo. Em relação a Escola de Samba, famosa por sua beleza e pelo seu jeito extrovertido, Monique Evans, ex-modelo fpo a primeira n esse segmento e glamourizou o status de madrinha de bateria do carnaval. Como notícia internacional, um folião foi flagrado no dia 6 de março de 2011, domingo, colocando uma cobra na boca, como parte de comemorações do Carnaval em Portau-Prince, no Haiti.
Luz na passarela que lá vem ela. No Carnaval de 1014, Angra dos Reis, não vai faltar na avenida sob os holofotes da Marquês de Sapucaí. O desfile das escolas de samba, será sem dúvida o maior espetáculo do carnaval carioca.
Sabendo que o Carnaval é o maior festa popular do mundo, O GRES Império Serrano realizou no dia 28 de setembro de 2013, em sua sede social no Rio de Janeiro, o evento cultural da escolha do samba-enredo que vai homenagear Angra dos Reis para o carnaval de 2014. A comunidade está envolvida em apresentar a beleza, a história, a cultura e a importância do município da Costa Verde. Não estando enganado, acredito que esta é uma homenagem de maior grandeza em cultura popula brasileira, que é o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Só gostaria de saber, se esta grande homenagem que será prestada a belíssima Angra dos Reis, será em linha 0800? Responda-me por favor. Sei, entretanto, que segundo a Lei de Orçamento Anual (LOA), segundo a divulgação da Comissão de Finanças, a previsão de arrecadação para este ano é de R$973,5 milhões, ou seja, é de quase R$1 bilhão. Em termo de orçamento Angra está bem servida

A Festa do Rei Momo Em Angra dos Reis
"Quando o humor foi visitar o carnaval, duvidou de si mesmo", já dizia o empresário alemão Norbert Stopfiel.
O Carnaval surgiu na Grécia entre os anos 600a 520a.C como forma de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e a celebração de grandes colheitas.
O feriado mais esperado do Brasil é um prato cheio para histórias inusitadas. Este ano, ou seja 2014, dia 4 é o último dia do Carnaval.
Quando alguém usa a expressão "te conheço de outros carnavais, sabe do que está falando. Afinal, basta chegar fevereiro para sentirmos aquele clima fervido que mexe com as pessoas de norte a sul do Brasil ( além dos turistas que baixam aqui nos trópicos em busca de diversão ilimitada), alterando nosso comportamento de uma maneira sem igual ao resto do ano todo.
A credibilidade conquistada na  coluna Carlos D'Alencar - Conectado com o Mundo, me dá como colunista que vos escreve, o intento de dizer que até o século retrasado, o Rio de Janeiro só conhecia o Carnaval sob a forma de "Entrudo"(do latim, "intróito", entrada) implantado entre nós, em 1723,  quando os ilhéus das ilhas portuguesas chegaram às costas brasileiras. Com alegria, nos dias dedicados às festas carnavalescas, os foliões se divertiam jogando água uns aos outros. Até então não se pensava em grandes bailes carnavalescos. Em janeiro de 1840, foi realizado o 1º Baile Carnavalesco, quando a loja tradicional importou máscaras, barbas e bigodes postiços.
Uma das figuras mais tradicionais do carnaval carioca foi Clóvis Bornay, in memoriam". Outro ícone que brilhou nos carnavais  foi Astolfo Barroso Pinto (25/05/1943), conhecido a décadas com Rogéria. Ela, em 1984 foi na inauguração do Sambódromo, vestida de Colombina Apaixonada.
E para brincar e pular as folias o rei Momo, era costume usar fantasias. Homens e mulheres fantasiavam-se de todo tipo de coisa: bebê chorão, piratas, palhaços, nega maluca, colombina, arlequins, pierros apaixonados...Enfim, centenas de coloridas personalidade saiam as ruas - acreditando. Também era comum na época, grupos de homens fantasiados de mulher.
O cantor Bob Marley disse que "a vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem para em qualquer topada."

Depois de muitos anos sendo sapo, um dia acordei e me descobri príncipe. Alguém tinha me beijado de modo diferente. Eis a transformação radical. Não que tudo tenha ocorrido de repente. Foram anos de procura e de inumeráveis sobressaltos, como era dia de folia, coloquei minha fantasia e caí no samba até quarta-feira de cinzas, ao som de cuícas, tamborins, tambores e pandeiros.


Bajuladores
As pessoas são diferentes e que é justamente essa diversidade entre as pessoas, comunidades, religiões, países e continentes que fazem o m un do ser como ele é.
Os puxa-sacos, na melhor das hipóteses, só conseguem agradar às pessoas que são alvos das bajulações, embora isso não seja regra. Muitas vezes,as pessoas que são cortejadas por puxa-sacos os mantêm próximas muito mais por questão de consciência que de afinidade. A medida que os bajuladores deixam de ser úteis, são imediatamente descartáveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário