domingo, 28 de junho de 2015

EXALANDO CULTURA NO AR


Não sou diferente de ninguém. Só não quero ser igual. Imaginar o diferente é uma forma de expandir o pensamento. Normalmente aproveito os bons momentos que a vida me oferece e extraio tudo de bom para o meu bem-estar.
O humanista e filósofo de expressão latina Juan Luis Vives (1462-1540) disse que “ não há espelho melhor que reflita a imagem do homem do que suas palavras”.
É dos maiores sonhos que saem as melhores realizações. Não tenha medo de sonhar alto, mesmo que o crescimento e o sucesso sejam lentos. Tenha medo sim, é de ficar parado.
Numa linda manhã de sol, com leve brisa soprando as folhas de pés de hibiscos floridos, ao som de Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro, na voz do cantor Seu Jorge, que por sinal ganhou seu Grammy Latino 2012, como o “Melhor Álbum” escrevo que um bom pacote parta você degustar junto com um bom ‘champagne’ são viagens a países exóticos, com amor, humor e imaginação.
Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo ficará sem o amor, mas, se escolher o amor, com ele você poderá conquistar o mundo.
A busca de referência no passado resulta na releitura de um glamour obscuro, atemporal, porém em constante renovação para moldar e aperfeiçoar.
Já é notório que pisamos na Lua, até mapeamos a superfície de Marte – mas cientistas estão apenas começando a desbravar os emaranhados caminhos do cérebro humano. À medida que sondam seus obscuros e traiçoeiros vales e montanhas, a exploração tem confirmado o que antes era considerado uma simples fantasia de ficção científica: que a chamada inteligência normal é, na verdade, uma pálida sombra da capacidade real do cérebro.
Existem muitas faces da inteligência. A pergunta que não quer calar: você é um gênio ou seu brilho não chega a ofuscar? Qualquer um com QI acima de 135 é classificado por educadores como o nível da genialidade. Descortinando, ainda, sobre isto, o QI de 100 é considerado médio nos Estados Unidos; já no Japão, é 111. De acordo com essa definição, 1% ou 2% da população é composta de gênios.
Como normalmente neste blog me comunico com meus leitores através da escrita, dou-me ao luxo de registrar também nele que, em novembro de 1998, chegou ao mercado uma nova versão do Redação Língua Portuguesa, num “software”, de revisão ortográfica e gramática. Produzido pela Itautec o programa interage com o Word, o processador de textos mais utilizado no país, da Microsoft. Além de corrigir a ortografia, o programa apronta erros de concordância nominal e verbal, indica o uso indevido da crase e acusa expressões já desgastadas pelo uso e nem corretas, como “a nível de”, “a grosso modo” e “haja visto”.
Querido(a) leitor(a), como a vida moderna oferece bons livros, boas revistas, TV digital, celular, internet etc., estou sempre informado.
Enriquecendo este artigo, trago a sábia citação do historiador e jornalista Henry Brooks Adams (1838-1918) que diz: “Um professor sempre afeta a humanidade. Ele nunca saberá onde sua influência termina.”
Depois da cartilha, os quadrinhos, continua o processo de alfabetização. Sem hesitar, o homem desenvolve a imaginação, a fantasia e a capacidade de sonhar.
Como colunista,  preocupo-me com a informação, sei a responsabilidade que isso representa. Com fundamento e bom-gosto, também digo que sua memória olfativa irá fazê-lo(a) lembrar de momentos felizes, cada vez que sentir o aroma do perfume escolhido para os momentos especiais.
O perfume é visto também como uma gota de prazer. É na Bíblia que se encontram as primeiras informações sobre eles. Está registrado que um aroma sagrado ( Thymiama ) era queimado na inauguração dos sinos e seu aroma era dedicado aos deuses. No antigo Egito os sacerdotes fabricavam óleos perfumados unicamente para serem usados em honra do deus Toth (na foto ), e as mulheres passaram alguns séculos até conseguir obter permissão para se perfumar.
Thoth no Antigo Egito é o deus da escrita e da sabedoria. Os egípcios acreditavam que Thoth tinha criado os Hieroglifos.
Já no glorioso Império Romano, o unguento real era composto de 27 aromas diferentes, que incluía amêndoas, rosas e açafrão.
Foi no fim do século XVIII que Paris tornou-se o centro da arte de perfumaria, e a França continua liderando o mercado até hoje.
O reinado de Luís XV, na França ficou conhecido como “a corte perfumada”. Madame Pompadour, a amante do rei, e Maria Antonieta, sua esposa, ambas na foto, eram apaixonadas por novas fragrâncias. Mas, segundo fatos fascinantes sobre os perfumes, comprovadamente, os egípcios foram os primeiros a cultivar a dedução das fragrâncias. As mulheres usavam brincos com essências, que aspergiam uma nuvem perfumada quando andavam.
As gregas usavam diferentes óleos aromáticos para perfumar cada parte do corpo. Hera, mulher de Zeus, o maior deus do Olimpo, usou um perfume especial para seduzi-lo.
Tão valioso quanto o ouro, a prata e as pedras preciosas, o perfume já foi um luxo só permitido aos mais nobres. Napoleão Bonaparte, por exemplo, usava por mês 60 frascos de essência de jasmim. Levava seu perfume favorito para as guerras, por acreditar que lhes inspirava coragem.                                                                                                                                                  
O jasmim, ingrediente precioso de delicado, deve ser colhido antes do nascer do sol, ainda coberto de orvalho. Se for tocado à tarde, perde 20% de sua fragrância. As rosas também devem ser colhidas ao nascer do dia. Para obter-se 500g de essência dessa flor, são necessários 1 milhão de rosas.
O primeiro perfume “moderno” era uma mistura de óleos aromáticos e álcool, feito especialmente para a rainha Elizabeth da Hungria.
Foi chamado de “água da Rainha da Hungria”. Mas pelo que se sabe, a fascinante história dos perfumes, começou quando nossos antepassados passaram a queimar madeiras aromáticas, oferecendo seu perfume aos deuses desconhecidos.
Durante a Renascença, com a chegada à França de Catarina de Médici, esposa de Henrique II. Italianos e franceses uniram sua habilidade para desenvolver a arte da perfumaria.
A escritora  e ativista social Helen Keller (1880-1968), na foto, ela que nasceu cega, surda e muda, nos deixou com sabedoria a pérola a seguir: “O aroma é um feiticeiro poderoso que nos transporta ao passado e ao futuro: a quilômetros de distância e a anos já vividos.”
Uma nova época para a perfumaria apareceu no nosso século, com progresso técnico, que facilitou a fabricação dos primeiros produtos sintéticos, usados para substituir as essências naturais.
Os perfumes florais são obtidos da essência de uma única flor ou da combinação de um harmonioso buquê.
Um perfume combina centenas de ingredientes. A fragrância Beautiful, de Estée Lauders, por exemplo, contém mais de 2.000 flores.
O almíscar, um fixador de aroma penetrante, é obtido das glândulas sexuais do cervo macho do Himalaia ou dos gatos (macho e fêmea ) da Etiópia.
Mas do que acessório, o perfume é fundamental para reforçar a personalidade e dar aquele toque de classe na hora de você sair de casa. Ou de ficar. Porque, através dele, você fica, mesmo depois de ter ido embora... Então, é melhor marcar a sua presença de um jeito provocante e intenso.
Há quem se prenda em escolher os perfumes do Zodíaco.
Por estarmos em junho e como o signo de Câncer gira de 21/6 a 21/7, e como o canceriano é sensível e emotivo, esse signo pede perfumes suaves, à base de lavanda, como English Lavender ( Atkinson ) e Colônia 803, da Carrion.
É fascinante falar em fragrâncias elaboradas à base de boas essências, “Dolce”, é outra em evidência. Ela é uma fragrância floral, almiscarada e fresca assinada por Dolce & Cabana.
Inconfundível, sinto um leve perfume. É justamente dela. Uma elegante mulher acaba de passar e deixa o seu rastro no ar.
Para atividades relaxantes, perfume e música, de qualidade, serve como pano de fundo. Embora esteja ouvindo o  álbum Pop Contemporâneo Brasileiro. É recomendável uma audição do Kings of Convenience ( EMI ). Os nomes soam esquisitos, mas o som produzido por Erlend Oye e Eirik Glambek Boe não tem segredo: valoriza o silêncio e contagia pela simplicidade.
Eu questiono quais são as coisas preciosas e as pessoas que significam verdadeiros tesouros em minha vida e de que maneira posso mantê-las por perto. Isto o que escrevo, é porque a cada dia a COLUNA CARLOS D’ALENCAR – CONECTADO COM O MUNDO, vem sendo elogiada por pessoas que a lê. Isto, sem dúvida me inspira e dá gosto em, escrever mais e mais e muito mais... neste “pot-pourri” de notas informativas e sociais.
Amado (a) leitor (a), reparou como o Mês em abril em nosso país se inunda de luz? É uma luminosidade cristalina que faz o azul do céu ficar intensamente azul e tinge de tons suaves as folhas, a água, os telhados, as nossas retinas...
É a natureza em movimento, marcando o início de uma nova estação e nos convidando a sentir também as nuances da vida.
Há momentos que não vejo necessidade de muita sofisticação. É por esse motivo que trago a pérola da escritora brasileira, de origem judia, nascida na Ucrânia Clarice Lispector (1920-1977) que diz: “Que ninguém se engane: só se consegue simplicidade através de muito trabalho.” Então, é melhor atirar-se à luta por dias melhores do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não conhecem a dor da derrota nem a glória de ressurgir dos escombros. Olhar a vida pela positiva não é apenas a melhor receita para a alma. É também uma benção para a saúde. Sou otimista em tudo.
Os retratos do passado e do presente têm, para mim, um significado extremamente especial. Eles ajudam a enriquecer o que escrevo nesta coluna.
Como bônus especiais no encerramento da leitura deste assunto, sugiro a você, exclusivo (a) leitor (a), que gosta da conexão que faço pelo mundo, a comodidade para acompanhar os detalhes relevantes dos artigos ou matérias em tempo real. É por isso que ofereço condições de ampliar o seu conhecimento, como opção de ser considerado(a) uma pessoa mais informada, sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo.
Que tal uma “flûte” de ‘champagne’ “Veuve Clicquot Grande Dame”?
Então, boa leitura!!!

NOTAS EFERVESCENTES COM POUT- POURRI

*O desgoverno da prefeita Conceição Rabha e do seu vice, Leandro Silva é uma vergonha. Nada que acontece no fantástico mundo d prefeita de Angra dos Reis - RJ pode ser levado a sério. A prefeita municipal de Angra dos Reis – RJ deve 1 milhão e 200 mil reais à Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM ), em internação no CTI do Hospital de Praia Brava. Mas como são ligados ao mesmo partido, ou seja, o PT, os dirigentes da FEAM relutaram em confirmar que a Prefeitura, através da Fundação de Saúde de Angra ( FUSAR ). Devia a entidade. Como se comenta pelas ruas do município angrense, tenta acobertar, praticamente, “quase em tudo, TUDO aquilo que a população já sabe. Lamentável!!!

*Nos tribunais, as testemunhas juram dizer a verdade pondo a mão sobre a Bíblia, na Roma antiga os homens punham a mão direita sobre os testículos.

*Em tempo de crise, nada como receber um extra. Informando, registro neste , que desde 08 de junho, a partir das 09 horas, vem sendo feita consulta  ao primeiro lote  de Restituição do Imposto de Renda de 2015, no site da Receita Federal. Comprovadamente serão contemplados 1.495.850 contribuintes que receberão um total de mais de R$ 2,3 bilhões. O lote também contempla restituições dos exercícios de 2008 e 2014.

*’A’ é a única vogal que não está na primeira fileira do teclado do computador.

*O criador de “O Livro Guinness de Recordes”, Norris McWhirter faleceu aos 78 anos, vítima de infarto, no dia 19 de abril de 2004, em Londres.

*Minha memória vai longe...Remete-me, neste momento no ano de 2004. É com ele que faço este “flashback”.
Foi encontrado no dia 19 de abril de 2004, em Amsterdã, o filme mudo “Beyond the Rocks”, estrelado pelo italiano Rodolfo Valentino. A fita pertencia a um colecionador.
*O acasalamento com as formigas rainhas é a única função dos machos. Apenas formigas fêmeas trabalham.

*O “Journal of Epidemiology and Communit Health” publicou, acredito, que tenha sido em 2005, que o consumo de leite desnatado ou semidesnatado reduz o risco de infarto e derrame. Isto foi revelado através de uma avaliação de duas décadas, a partir do ano citado, realizada com 764 homens entre 45 e 59 anos. Como ponto de vista de Andy Ness, da Universidade de Bristol, do Reino Unido, ele diz: “A percepção de que o leite aumenta o risco de doenças cardiovasculares precisa mudar.

*Em 1909 era realizado o primeiro voo em aeroplano com dois passageiros pelo aviador Francês Louis Bleriot.

*Em 1989, comprou-se que os ventos da modernização não sopram apenas na política soviética: a moda URSS tem surpreendido os ocidentais tanto quanto as reformas do líder Gorbachov. No que se refere a alta-costura, marcou presença em outubro do ano citado, o estilista Slava Zaitzev – costureiro da primeira-dama Raísa Gorbachov e artista exclusivo da Casa da Moda de Moscou. Ele veio em São Paulo e Rio de Janeiro como atração de um festival russo que teve, ainda, música e culinária típica.

*Neste tópico, refiro-me à luz fluorescente nas salas de estar do Brasil. Antes do racionamento de energia – lembra? – não passava pela cabeça de ninguém da classe média para cima, que a sala da casa pudesse ter a mesma iluminação da área de serviço. Embora que o racionamento de energia tivesse terminado em 2002, mas a luz branca não arreda o pé da sala de estar.

*Mal chegou de Dubai onde passou a lua de mel com Rodrigo Godoy, com quem se casou em 12/05, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro – Brasil, a cantora Preta Gil tem mais um motivo a comemorar: ela será avó aos 40 anos. Seu filho, Francisco, de 20 anos, fruto da união com o ator Otávio Müller, será pai.

*A primeira brasileira a se formar em Medicina foi a carioca Maria Augusta Generoso Estrela, em 1879.

*Entre trocar o disco rígido do computador e procurar um site na internet que hospede gratuitamente todos os arquivos, a segunda opção pode ser mais interessante, especialmente para quem tem uma conexão velox. Alguns provedores já oferece um HD virtual. Um dos melhores serviços é Driveway, lê-se, www.driveway.com

*Em 24 de maio de 2000, em New York, foi vendido por 1,3 milhão de dólares um raríssimo tapete francês do século XVII, encomendado por Luís XV para decorar o Louvre.
Leiloado pela Christie’s, a peça foi arrematada por telefone.

*Em julho de 2007, por falta de avião, a atriz Bibi Ferreira, que se apresentava oportunamente a peça “Ás Favas com os Escrúpulos”, foi obrigada a tomar um táxi no Rio de Janeiro até São Paulo. Sábia, como sempre em tudo a arista disse: “É tudo tão desagradável. Deviam fechar o Brasil para balanço. 

Segue...
Querendo transmitir confiança aos passageiros. O presidente Lula, na posse de Nelson Jobim, no Ministério da Defesa disse: “Sou um medroso para andar de avião. Cada vez que o avião fecha a porta eu entrego minha sorte a Deus.” Ah! Tá.

*É comprovado que o maior campeão da história da Fórmula 1, Michael Schumacher, é conservador com seu dinheiro. Sabe-se, entretanto, que boa parte de sua fortuna, estima-se, 700 milhões de euros, isto em 2004, está investido em imóveis. Além da residência onde  vive , na Suíça, ele tem mais três casas: uma de inverno e duas de verão. Uma destas foi comprada por 7 milhões de euros. Seu patrimônio inclui também um jatinho Challenger 604, que lhe custou 21 milhões de euros.

*A Alerj pretende criar um CPI para investigar os supersalários dos juízes do Rio de Janeiro. A proposta é do deputado Paulo Ramos ( PSOL ). Com a entrada do pedido de abertura no dia 03/06/2015, de imediato, conseguiu 25 assinaturas. Pelo requerimento são necessárias apenas 24. Para quem não sabe, mais de 90% dos magistrados ultrapassaram o limite do teto salarial permitido pela Constituição Federal, de R$ 33,763 mil – salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal ( STF ), nos três primeiros meses do ano. Declaradamente, teve gente que recebeu mais de R$ 200 mil. Pode acreditar.

*A Organização Mundial de Saúde, em estudo publicado no mês de maio de 2015, diz que 08 milhões de pessoas morrem por ano vítima de poluição do ar. Os números são alarmantes: cerca de 3,7 milhões de mortes são atribuídas à contaminação lançada no ar, enquanto 4,3 milhões de mortes são resultantes de contaminação em ambientes mal ventilados.

*Normalmente são as medidas do banco central americano, o Fed, que provocam sacolejos na economia brasileira.

*Embora não tenha comparecido, mas soube que o evento “Night Birthay”, acontecido em 13/06/2015, no Sítio Canaan, no Bracuhy, leia-se Sandra Ferrarezzi, foi sucesso. Os DJs arrasaram, oferecendo ao público, belíssimas músicas eletrônicas.

*O licenciamento das operações de transbordo entre navios no Terminal Marítimo da Baía de Ilha Grande o Tebig, que vencerá no próximo dia 06 de julho e que o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, sinalizava não renovar – desde os recentes vazamentos de óleo em operações dessa natureza, foi revisto. O transbordo foi autorizado novamente – por um período inicial de m90 dias.

*Ciceroneada, em 1964, pelo então namorado, o “playboy” Bob Zagury, a atriz francesa Brigitte Bardot elegeu a charmosa cidade de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro – Brasil, como ‘point’ ideal para seus momentos de descanso e romance.

*O glamour que a vida de celebridade oferece é passageiro. Muitas vezes descobrimos que o caminho que resolvemos seguir não era a melhor opção. Exemplo do que me refiro, ressalto, que é justo que estrelas como a atriz brasileira Lídia Brondi – que mudou de carreira e passou a ser psicóloga, também esteja fazendo o que esta correto, como sempre fez com a arte de interpretar. Como se percebe, é bom tentar encontrar novos rumos profissionais.

*Em 2014, o BMW Group Brasil vendeu aproximadamente 2.118 milhões de carros em todo o país.

*O técnico do lutador americano Jon Jones, o competente Mike Winkeljohn admite que Jones não vai, para lutar em caráter de título, nos octógonos. Enfim, sem o cinturão dos meios-pesados do UFC, desde o acidente de trânsito que causou em abril de 2015.

*No dia 5 de junho comemora-se o Dia da Ecologia no Brasil e, nesta data também, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado. Em início de fevereiro de 2014, era anunciado que havia chegado ao fim o Projeto Sustentabilidade 2013 da Editora Três.
Na verdade, foram 09 meses de trabalho envolvendo 11 revistas da Editora, com versões para tablete e smartphone, além de site especial. Juntos, divulgaram centenas de ideias para o bem do planeta. O projeto teve envolvimento de patrocinadores, colaboradores e leitores que enviaram suas iniciativas sustentáveis. Acesse o site: www.sustentabilidade 2013 com.br e confira as melhores ideias do projeto.
Lembre-se que, se agirmos de forma correta contribuiremos com um mundo cada vez melhor.


NOVA ESTAÇÃO

Com o intuito de cada vez mais fomentar a informação, com a pluralidade e a cultura em evidência, como colunista social, mantenho meus leitores informados sobre diversos assuntos. Aliás, com eles percebo que o reflexo de um trabalho com amor é sempre bem sucedido.
Através da liberdade de expressão já vi muitas coisas interessantes e nada acontece ao homem que sua natureza não esteja preparada para suportar. Para algumas pessoas a verdade espiritual é a morte social.
Não tenho parceria inusitada para obter certas informações, mas sim, uma parceria segura do que sabe sobre determinados assuntos, alguns inclusive, esquisitos, mas que toca a curiosidade de quem lê. Enfim, gosto sempre, quando está em meu alcance, registrar tudo que seja compatível com a saúde, estética, educação e a cultura da Humanidade.
A fotografia não é apenas um ‘click’, e sim uma captura de emoção, de sentimento e do mais importante amor. É um ato sublime de escrever poesia em imagem. É com esta imagem que a COLUNA CARLOS D’ALENCAR – CONECTADO COM O MUNDO, se despede do outono, a saborosa estação das frutas, diz adeus a temporada quente, para entrar no aconchegante inverno.
Trinta dias se passaram em junho e julho começará na quarta-feira.
Originalmente, o mês de julho chamava-se “Quintilis” no calendário Romano, que foi a base do nosso atual, e era o quinto mês do ano, que só tinha dez meses. O nome foi alterado para julho para homenagear o imperador romano Caio Júlio Cesar ( 100-44 a.C.).
Soube em julho de 2013, que a Universidade de Reading arrematou por US$ 1,5 milhão o manuscrito original do livro “Murphy”, primeiro romance o escritor irlandês Samuel Beckett (1906-1989), que dá um complemento ilustrativo com a sua imagem neste artigo. O leilão foi na Sotheby’s de Londres. Esclarecendo, coloco em pauta que “Murphy” está escrito em seis cadernos. Foi feito por Beckett entre agosto de 1935 e junho de 1936. Como “happy end”, esta coluna brinda o sucesso de Beckett, registrando, inclusive, que em 1969, o escritor ganhou o Nobel de Literatura.
A natureza é a máquina da vida, e nela, sem dúvida, encontramos a presença das flores. Aliás, são sempre “convidadas” muito especiais em todos os eventos.
Nas matas, nos jardins, nas ruas e nas casas, contribuem para tornar o ambiente mais bonito e alegre. A inflorescência, ou seja, é planta que tem várias flores e que podem estar dispostas regularmente em um eixo principal, são geralmente belíssimas.
O CALENDÁRIO DAS FLORES apresenta para este mês a presença de antúrio, amor-perfeito, boca-de-leão, crisântemo, camélia, gipsófila, jacinto, margarida, narciso, petúnia, pessegueiro, primavera, rosas marrons, tulipa e as encantadoras safronites e maxilaria, no pedestal com belíssimas cores e formas enriquecendo a família das espécies das orquídeas.

SUDÃO DO SUL CONQUISTA A INDEPENDÊNCIA

Em 9 de julho de 2011, o Sudão do Sul conquistou a independência e tornou-se o 193º país reconhecido pela Organização Mundial das Nações Unidas, leia-se ONU.
Apesar de o território ter reservas de petróleo, a população do país e bastante pobre.
E como julho esta presente, no momento, em nosso calendário, certamente, toda a população sudanesa entrará em clima de festa, por causa da data comemorativa.

UM BAILARINO MUITO ESPECIAL

O japonês Kazuo Ohno é considerado o pai do Butoh, a dança moderna japonesa.
Ele com quase 80 anos ainda fazia belíssimos espetáculos de dança mundo à fora, inclusive no Brasil. Sua dança, segundo ele mesmo, é “expressão da vida e da mente, elementos da história universal”. Kazuo é tido como um dos melhores bailarinos do mundo.




BALANÇA MAS NÃO CAI

Tudo que sobe desce. Ou despenca. Mas este não é o caso de Porto de Açu.
O Porto de Açu, implantado por Eike Batista, assinou, no dia 05/06/2015, um contrato, de 20 anos, com a petroleira BG para fazer transbordo, operação que consiste em passar óleo de um navio para outro.
No dia 06/06/2015, a petroleira fez este transbordo no Uruguai. Assim, cada trecho de viagem será encurtado em três ou quatro dias.

LAVAGEM DE DINHEIRO

Sem colocar tarja e como criatividade é a palavra de ordem na Coluna Carlos D’Alencar – Conectado com o Mundo, com eterna inspiração do meu ato de informar, seguindo o “way life”, sem medo de errar, coloco em evidência, que o ex-presidente da Conmebol Nicolas Leoz comprou cerca de 50 imóveis no Paraguai com dinheiro fruto de esquema de corrupção, segundo, denúncias divulgada pelo jornal espanhol  “Ás”. O investimento seria uma forma de lavar dinheiro.
Esclarecendo, a Conmebol é a confederação de futebol da América do Sul.
Em 18 de junho de 2015, na quarta-feira (18) o jornal paraguaio “ABC Color” informou que Nicolas Leoz desviou US$ 1,5 milhão.
Assim como os cartões amarelo e vermelho, no futebol, passaram a ser utilizado por árbitros a partir da Copa de 1970, pergunto: - Que tal oferecer o CARTÃO VERMELHO para Nicolas Leoz?


FOIE GRAS CONTRA O HAMBÚRGUER

Foi publicado pela revista VEJA – Editora Abril – Edição 1614 – ano 32 – nº 36 – 08 de setembro de 1999, que “na tentativa de acalmar os enfurecidos produtores rurais da França, a direção do McDonald’s de Millau, no sul do país, retirou a acusação contra o inimigo-mor do hambúrguer, José Bové, preso por liderar a depredação de uma filial da rede. O agricultor esnobou o gesto conciliatório, pretendendo manter-se fiel a seus princípios. Os franceses entraram em surto quando os Estados Unidos decidiram sobretaxar a importação de produtos sacrossantos da gastronomia europeia, incluindo o queijo “Roquefort” e o “foie gras”, em resposta ao embargo da carne americana tratada com hormônio. A ira recaiu sobre dois símbolos do imperialismo gustativo: o Mc Donald’s e a Coca-Cola”.

A BEM-VINDA VIVIANE ARAÚJO

Recentemente a beldade saiu do ar com a personagem, a manicure Naná, que interpretou com talento, na novela global escrita por Aguinaldo Silva.
Deveria ter uma lei que garantisse a presença da formosa Viviane Araújo pelo menos uma vez por ano em revistas masculinas de grande circulação no Brasil. Entre os vários adjetivos atribuídos a ela como gostosa, poderosa, linda, deliciosa, canônica, divina, ainda é pouco, em se tratando de “Vivi”. Ela, sem dúvida, é um “pinot noir” da Borgonha, encorpado, que deixa retro gosto de saudade.

EM EVIDÊNCIA: J. STEELE

Um escândalo, às vezes, cai bem. Enquadrado neste assunto o destaque vai para o bombado Ty Fox que trocou de nome artístico para J. Steele e, ainda, fechou contrato de exclusividade com a Jet Set, a maior produtora especializada em malhadores que lança filmes de Bret Mycles.
Como sabemos, sexo é algo fisiológico. Uma necessidade que todos temos. Mas é fundamental que role um clima antes.
Em janeiro de 2002, o grande comentário era que o sucesso do louro esquisitão se deu à ex-mulher, que armou o maior barraco ( com direito à reportagem no “Washington Post”) ao descobrir que o maridão andava suando com outros  em filmes eróticos. Pelo que se sabe, o ator antes do escândalo também trabalhava como treinado de atletismo para estudantes do 2º Grau e, obviamente, foi demitido.
Refeito, Stelle agora aparece nas prateleiras com o vídeo Jet Set Muscle.

DETALHES DA VIDA DE ISADORA DUNCAN

Por ser uma coluna de âmbito internacional, na maioria das vezes para enriquecer os artigos os quais escrevo com publicação segura, recorro a hemeroteca, ou seja, a coleção de jornais e revistas arquivados.
No final do século retrasado, para espanto e encantamento da alta burguesia europeia, a americana Isadora Duncan (1878-1927) desafia “tutus” e sapatilha de ponta dançando descaça com leves túnicas transparentes.
Os movimentos harmoniosos refletiam o seu estilo de vida, livre e trágico, no sentido exato das antigas tragédias. Que tal conhecer mais sobre a vida dessa grande artista lendo o livro:  “Minha Vida - Isadora Duncan” (Ed. José Olympio).












ETIQUETA À MESA: 
ARMADILHA CHAMADA COUVERT

Na maioria das vezes, sem ser consultada, a pessoa que vai a um restaurante para saborear um simples prato, percebe que a mesa fica abarrotada de pães, saladas, salgadinhos... Trata-se do habitual, porém, indispensável “couvert”. Mesmo que você não ponha  a mão nele, é incluído na conta. Pois saiba que o “couvert” pode ser recusado e, neste caso, o restaurante não pode cobrá-lo, Ele é cobrado de acordo com o número de pessoas à mesa e o seu preço varia de restaurante para restaurante. Mas observe que o pão e manteiga não podem ser considerados como tal. A história já é um pouco diferente quando se trata do “couvert” artístico, em lugares que têm música ao vivo. Nesse caso, sim, você é obrigado a pagar por esse prazer.

MARCELLO ANTONY FAZENDO A CABEÇA

É desagradável. Não gostaria de dar esse “flash” nesse ator que tanto gosto. Mas é vida de celebridade e ela como tal, jamais consegue sair dos holofotes.
Aos 39 anos, o ator Marcello Antony foi preso em flagrante, ao receber 100 gramas de maconha. Ele ficou 12 horas detido, no dia 17 de abril de 2004, pela Polícia Militar, em Porto Alegre.



















AUTO-AJUDA: 
EM EVIDÊNCIA O SITE WWW.MYBG.ORG
A página do jardim Botânico de Nova York traz boas dicas sobre a melhor maneira de tratar, por exemplo, aquela tulipa especial. Essas são as únicas flores que podem ser encontradas no local.

O endereço também tem um banco de dados sobre as plantas e instituições e opção de acompanhar exposições virtuais feitas regularmente.

DISFUNÇÃO ERÉTIL

A disfunção erétil, leia-se, impotência, pode ser consequência do uso abusivo do cigarro e do álcool, entre outras coisa.
Comprovadamente mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo já resolveram o problema de Disfunção Erétil. No Brasil, cerca de 100 mil casais por mês estão se beneficiando de um tratamento seguro e eficaz. Fale com seu médico e saiba mais sobre o tratamento que tem mudado a vida de muita gente para melhor.
Consulte: Projeto Sexualidade: tel: 0800 16 2044
Instituto Kaplan – Centro de Estudo da Sexualidade Humana: tel: 0800 55 25 33
Pfizer – Trabalhamos pela vida: www.pfizer.com.br

O PERIGO DO CELULAR

Em 10 de fevereiro de 1993, na reportagem “Suspeita no ar”, a revista VEJA falou da desconfiança de americanos de que o telefone celular pode provocar  câncer.
Apesar da falta de comprovação científica, o fato alardeado e não tardou, para que histórias parecidas surgissem. Uma dela em 1998, quando pesquisadores alemães, afirmaram que ondas eletromagnéticas emitidas pela engenhoca atuaria com ação constritoras dos vasos sanguíneos, o que geraria aumento no nível da pressão arterial.
Logo em seguida, ao ano que aqui descrevo, foram levantadas suspeitas de que o uso exclusivo do aparelho poderia interferir na saúde das crianças. Na verdade, ainda não existem estudos conclusivos sobre os efeitos do aparelho celular, na saúde das pessoas. Quanto ao câncer, especificamente, o doutor Jacob Kligerman, diretor do Instituto Nacional do Câncer ( Inca ), na época, garante que “não existe nenhum estudo publicado que associe o uso do celular à doença”.

DOAÇÃO DE MEDULA

Com “fair play” digo: - fazer o bem não custa sacrifício. Então, leitores. Sejam doadores de medula óssea.
Para o procedimento, sei, entretanto, que o Hemorio e o Inca fazem a coleta de 10 ml de sangue de doadores voluntários, de segunda-feira a sexta-feira, das 7 h 30 às 14 h 30, e ao sábados, das 8 h às 12 h.
Aos interessados que queiram se cadastrar no Registro Nacional de Doadores d Medula Óssea (Redome). Informações: (021) 3207-1064.

CARONA

Ultimamente os termômetros têm registrados temperaturas baixas, embora que existem dias que o sol aquece, mas as temperaturas, baixas, que junto ao vento frio que às vezes sopra, trazem uma sensação térmica, não muito baixo do esperado.
Agora fazendo um “flashback”, retrocedo-me alguns anos, e sem medo de errar, registro na COLUNA CARLOS D’ALENCAR – CONECTADO COM O MUNDO, que o senador Lindberg  Farias (PT-RJ) estampou na traseira dos ônibus, no Rio de Janeiro – Brasil, propaganda de seu livro “Royalties de Petróleo – As Regras do Jogo”, sobre a polêmica redistribuição desses recursos.
Todo esse “merchandising” elaborado por ele vem a comprovar, que o senador Lindberg Farias quer disputar o governo do Rio de Janeiro.
Como disse um dos maiores gênios da arquitetura mundial Oscar Niemeyer (1907-2012): “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”.




A CORRUPÇÃO NO GOVERNO 
DE DILMA ROUSSEFF

Respeitando a opinião de muitos da galáxia petista, como colunista,  melhor formador de opinião, mão poderia deixar de registrar que o brasil é um país sem memória.
Mas nem todos deixam passar as irregularidades presente nele, como uma leve nuvem bailando sem destino solta ao vento. Eu, por exemplo, fico indignado com as constantes denúncias de corrupção em todas as esferas do Executivo e Legislativo. A cada mês ficamos horrorizados com o descaso e o desperdício de milhões de reais.
Meus amores, no falecido ano de 2005, o então professor de Direito de Havard e conhecido mentor do ministro Ciro Gomes, o competente Roberto Mangabeira Unger, ele que aparece na foto, disse: “O governo Lula é o mais corrupto de toda a história nacional”.
O poeta libanês Kalil Gibran (1883-1931) ressaltou o seguinte: “Alguns ouve com as orelhas, outros com o estômago, outros ainda com o bolso e há aqueles que não ouvem absolutamente nada”. Mas, como se sabe, toda regra tem exceção.
Retrocedendo ao tempo, chegando novamente em 2005, lembro-me do ex-ministro dos transportes Anderson Adauto, que assumiu ter usado do expediente denominado ‘caixa dois’.
Ficou uma pergunta no ar: “Quem afinal pode ser considerado cara-de-pau?”- “Seria ele, ou os demais que ainda não confessaram e fazem pose, como se isso não fosse prática de todos os partidos políticos?”
O cinismo dos péssimos políticos os torna surdos para a voz do povo. Não basta ressarcirem os cofres públicos, porque o ilícito já está caracterizado.
Com raríssimas e honrosas exceções, podemos afirmar que políticos cara-de-pau é um vergonhoso pleonasmo. Citei este detalhe por conhecer um ditado alemão que diz: “Quem segura a escada é um mau ladrão”.
Complementando, pergunto se alguém discorda do que escrevo? Enriquecendo mais o artigo, um ministro do TSE proibiu uma consultoria financeira – privada!  de fazer propaganda de seus relatórios de análise em espaços-privados! - na  internet. Isso pode? Não, não pode. O pleno do TSE, com a participação dos demais ministros, revogou a proibição. Poucos dias depois, o mesmo TSE, proibiu a revista VEJA de anunciar sua edição semanal, como costuma fazer, em rádios, televisão e ‘outdoors’.
Na verdade, ter apenas riqueza material e dinheiro não significa nada. O que adianta o bolso cheio de valores, enquanto seu valor moral e sentimental estiver em saldo negativo?
A presidenta do Brasil Dilma Rousseff, em setembro de 2011, negando que estivesse fazendo limpeza nos setores envolvidos em corrupção disse: “Faxina no meu governo é faxina contra a pobreza. É isso que é faxina. O resto são ossos do ofício da Presidência. Se houver algum malfeito, eu tomarei providencias”.
Em tempo registro: “O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos exultará”.         (PV 15:29).
Enfim: - estou atento com os acontecimentos do Brasil.

MADAME FRANKENSTEIN

A foto de abertura deste texto traduz claramente o desejo onírico de Orlan
A Francesa Orlan nasceu em 30 de maio de 1947. Ela, que é artista, inclusive, de “body art” diz que a sua intervenção cirúrgica não é ficar bonita, Seu objetivo é chocar!
Em 25 de agosto de 2008, de passagem pelo Brasil, a francesa Orlan deu palestra no Museu de Arte Contemporânea, em São Paulo.
Descortinando detalhes a seu respeito, é artista plástica e realiza trabalhos em vídeos, fotografias, performances e instalações, obviamente, sempre explorando seu corpo em performances onde por meio de cirurgias plásticas, Orlan faz modificações radicais em sua aparência.
Ela não sabe, exatamente, quantas cirurgias plásticas serão necessárias, para ter o queixo de Vênus, a deusa do amor e da beleza, tida como uma das doze divindades olímpicas; os olhos de Diana, que representa a jovem destemida que dá saúde e vigor, é uma das doze divindades do Olimpo; nariz de Psiquê, que na mitologia greco-romana é vista como jovem princesa tão bela que de todas as partes acorria gente para admirá-la. Passou mesmo a ser objeto de culto, sobrepondo-se a Vênus, cujos tempos se esvaziaram. A deusa indignou-se com o fato de uma simples mortal receber tantas honras, Pediu seu filho Eros, o deus do amor, que atingisse a jovem com suas flechas, fazendo-a enamorar-se do homem mais desprezível do mundo e finalizando, a testa de Mona Lisa, obra mais famosa e encantadora do artista e pintor
Leonardo Da Vinci, exposta no Museu do Louvre, em Paris, capital da França.
Enquanto isso, Orlan transmite as operações pela TV e faz quadros como a “Reencarnação de Santa Orlan”, na ilustração, e “Successuful Operation”
Agora a pergunta que faço aos meus leitores: - Sou ou não, um colunista antenado e conectado com o mundo?





















A TRÁGICA MORTE DE 
MARCO ANTÔNIO E CLEÓPATRA

Por saber que a qualidade não é um acaso, enfim, ela resulta de intenção, esforço e competência, usufruindo da sabedoria informativa que possuo, esclareço particularidades de pessoas que marcaram épocas.
Após as várias investidas, Marco Antônio (83-30 a.C.) apaixonou-se pela rainha do Egito, a conhecidíssima Cleópatra VII (69-30 a.C.) e repudiou a mulher oficial, Otávia, irmã de Otaviano Augusto. Vencido pelo cunhado,  suicidou-se com a amante egípcia. Ele com a espada. Ela, deixando-se picar por uma serpente venenosa.
















O NOVO ROSTO DA CENSURA

A elegância pontua o meu raciocínio e o meu jeito de ser.
Não me importo com que as pessoas irão falar a meu respeito. Estou sempre tranquilo com a minha consciência e faço aquilo que acho certo. Sou o dono do meu destino. Ser moderno é um estado de espírito eterno. Por isso não vale a pena perder a liberdade por causa de opiniões de pessoas, que só enxergam abaixo de seus umbigos.
Sobreviver é o lema! Sobreviver aos modismos, sobreviver nos abismos, sobreviver às pessoas. Sinto-me lisonjeado por fazer parte dessa história da comunicação.
Conheço nesse setor, colunistas pra valer, gente que quer mesmo fazer, gente que só quer prazer.
O importante é SER. Eu sou, Ele é, Vós sois, mas, certamente, nós seremos sempre comunicadores respeitados, inclusive, na revista 40º e na internet, que também escrevo, queremos e sempre deixaremos o nosso grito em evidência: “É com democracia que aprendemos!!!
No final de 1997 o que mais impressionou foi a onda da censura que abalou o país!!! Parecia que todos tentavam esconder os maus pensamentos que habitavam a cabeça de qualquer cristão, acusando a TV, as revistas e a mídia em geral de derrubar um pseudolixo erótico e pornô nas ruas, casas, ouvidos, olhos...
Só faltou acusar os bumbuns e os peitos pela desestabilização da Bolsa de Tóquio!!! É, brincadeira a parte. Mas a verdade é que o bicho pegou, mesmo. Mas em tempo de renovação, achei importante registrar aqui esse fato que muito me interessa.
Com o intuito de aprimorar ainda mais este blog, envolvido pelos pensamentos e pedidos de muitos e conforme as vozes foram avolumando-se, transformando-se num clamor gigantesco, esta publicação foi preparada com todo o carinho parta deleite de meus (minhas) leitores (as).
É uma grande satisfação sentir que a coluna veio preencher, uma série vazia da lacuna que havia no mercado nacional.
Com o meu ego a flor da pele, evidencio que assim como Steven Spilberg, que tem o seu lugar garantido em qualquer antologia do cinema, onde, vem brincando com as mazelas do espírito humano, juntando boa dose de suspense e, sobretudo, criando as loucas fantasias, em que deu uma nova dimensão ao cinema, este colunista que vos escreve, através da fotografia publicada, somente não brinca com as mazelas do espírito humano, mas sim, cria loucas fantasias no imaginário do ser humano de acordo com a boa dose de suspense da imagem expressada pelo modelo, que também ajuda a dar a tonicidade ilustrativa deste artigo.
Ninguém pensaria em vestir Adão e Eva em pleno Paraíso. Isso é indiscutível. E já é fato consumado que Eva tem direito de se despir, exibindo os seus encantos sensuais. A pergunta que faço: - Por que insistir em manter Adão vestido?
Sem temer a generalização, pode-se dizer que cada sexo tem o seu modo de superar discordâncias e disputa vida a dois.
Desde que Adão comeu a maçã, imaginação e afrodisíaco são itens que se confundem na tela quente dos sonhos e, principalmente, dos pesadelos dos homens.
Diz o ditado que o amor é míope e o casamento não passa de um bom par de óculos.
Perguntei a uma amiga, quais eram as razões que a atraia a um homem. Ela respondeu: - É difícil de explicar. E não é raro escolhermos entre tantos outros movidos por detalhes vagos. Mas há momentos que nos sentimos atraídas por razões concretas. O fato é único: em questões de beleza, ou desejo, sempre serão eletivas.
E o desejo nasce provocado por um corpo perfeito.
A escritora, poetisa e dramaturga estadunidense Doroty Parker (1893-1967) disse o seguinte: “Se ninguém tivesse aprendido a despir-se  muito poucas pessoas estariam apaixonadas”.
Apesar de que o Dia Mundial da Fotografia seja comemorado em 19 de agosto antecipo o brinde com estes belíssimos ensaios fotográficos.
Se a mulher de hoje já se liberou e exibe aberta de maneira esplendorosa, suas magníficas coxas, seus belos pares de seios, suas nádegas tentadoras, enfim, por que, então, ao homem não seria dado este mesmo direito?
Se existe uma Vênus e uma Afrodite no amor para as mulheres, há também um Adônis e um Apolo perpetuado no amor, para os homens. Estes foram o grande motivo que me levaram a apresentar, na COLUNA CARLOS D’ALENCAR  -  CONECTADO COM O MUNDO, estes belos exemplos da classe masculina.
É mais fácil identificar o dono de uma ruim ideia do que o de uma grande sacada.

O PORCO EM EVIDÊNCIA

A expressão ‘suando feito porco’, não faz sentido, já que o porco não tem glândulas sebáceas, ou seja, não sua.
Como informar não é exagero e muito menos prepotência, o coletivo de porcos é vara.
O porco é um dos animais inteligentes do planeta e tem a capacidade de se reconhecer no espelho.
Comprovadamente, o porco é o único animal, além do homem, que se queima quando fica exposto ao sol por muito tempo.
Ele faz parte da relação dos mamíferos mais conhecidos. E como produto, nos fornece a carne e o couro. A primeira, para o nosso alimento e o segundo, para a fabricação de bolsas, sandálias, sapatos etc.
O animal mais chique do mundo é o porco, porque ele vive em um chiqueiro. Piada à parte!

LIGA ANGRENSE TERÁ QUE DEVOLVER 
RECURSOS DE SUBVENÇÃO

É com “interface” que na maioria das vezes descubro coisas que até então pareciam escondidas.
Em meado de junho de 2015, o assunto das rodas esportivas, é que a justiça tomou conhecimento de que houve indícios de superfaturamento de despesas na gestão dos R$ 200 mil de subvenção do ano de 2011. Por conta disso, o representante legal da Liga Angrense de Desportos (LAD), na época, Miguel Arcanjo Moreira Delfino, terá de devolver, com recursos próprios, a quantia de R$ 31.985,96 à Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. A decisão foi do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCERJ), que encontrou indícios de superfaturamento no valor de     R$ 25.184 nas contas daquele exercício. O voto foi relatado pelo conselheiro Aloysio Neves.
No final do ano de 2012, a Prefeitura de Angra dos Reis encaminhou ao TCERJ, análise sobre a Prestação de Contas da Liga Angrense de Desportos, relativa aos recursos concedidos a títulos de subvenção, repassados pelo Município no exercício de 2011, na qual constatavam despesas irregulares com indícios de superfaturamento. Aliás, o que está postado no blog CARLOS D’ALENCAR – COPNECTADO COM O MUNDO, já havia sido também publicado antes em jornal local do Município angrense.
Com base nisto, sei, entretanto, que o Tribunal de Contas decidiu pela devolução ao erário, das despesas que foram impugnadas em virtude das irregularidades constatadas.

FOME E OBESIDADE NO MUNDO

Acredite se quiser, mas no que se refere a obesidade, em 2005, o mico do ano foi a do repórter do “New York Times” Larry Rohter, que também ilustra esta matéria, que usou fotos de turistas europeus ao escrever a obesidade no Brasil, dizendo que a ‘Garota de Ipanema’ já não era a mesma.
Acredito que cada um de nós vê o mundo através do filtro de nossas experiências pessoais e, por isso, gostar ou não de uma determinada obra, coisa ou pessoa é uma apreciação única e particular. Portanto, não devemos dar muita importância às críticas e nem aos elogios também.
Pelo fato do Senado ter liberado remédios para emagrecimento à base de anfetamina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária não gostou da decisão. Em resumo: A Anvisa pediu nova análise de inibidores de apetite.
Atualmente, 17% da população estão obesos.
O Projeto de Decreto Legislativo 1123/13 aprovado no Plenário da Câmara dos Deputados, onde a líder do PCdoB na Câmara, Jandira Fegali (RJ), e da bancada comunista na Câmara votaram no dia 08/04/2014, a liberação de remédios inibidores de apetite, imposta por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proibiu, em 2011, a produção e comercialização desses medicamentos.
Os dados da FAO, agência da ONU, revela que cerca de um milhão de pessoas passam fome hoje no mundo.
Enquanto isso, dois milhões de indivíduos  enfrentam problemas de obesidade. A produção de alimentos precisará crescer cerca de 70% até 2050, para fazer frente ao aumento da população mundial.
Para obter uma boa saúde, itens importantíssimos são necessários a serem seguidos. O escritor americano Mark Twain (1855-1910), sugere o seguinte:  “A única maneira de conservar a saúde é comer oque não quer, beber o que não gosta, se gosta é fazer aquilo que se preferiria não fazer”.

EFERVESCÊNCIAS PARA O DE LEITE DA VIDA

A Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis – Rio de Janeiro – Brasil, se encontra na lista dos 10 destinos mais apreciados do mundo e, certamente, a Ilha Grande, uma das Dez Maravilhas do Brasil,  é a que mais recebe os magníficos transatlânticos do mundo.
Conectado com a informação, o site Terra, nos revela que a Ilha Grande figura em 6º lugar no Brasil e 3º lugar no Estado do Rio de Janeiro, à frente de Ilhéus (BA) que ocupa o 7º lugar, Angra dos Reis (RJ) a parte do continente o 8º lugar, Recife (PE) o 9º e Maceió (AL) o 10º lugar.
Nesta concorridíssima lista os cinco primeiros são: Santos (SP) em 1º lugar;

Búzios em 2º lugar;

Rio de Janeiro (RJ) em 3º lugar;

Ilha Bela (SP) em 4º lugar

E Salvador (BA) em 5º lugar


NELSON RODRIGUES VIRA MUSICAL

Nelson Rodrigues terá uma de suas obras mais conhecidas transformada em musical. “O BEIJO no Asfalto” será dirigido por João Fonseca, o mesmo de “Cássia Eller” e “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz”.

O competente Claudio Lins vai ser o protagonista.














OS GRANDES MALES DO CIGARRO

Baseando-me pelo internacional “Coastal”, “Clean Up Day”, ou seja, o Dia Mundial de Limpeza, que vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais, comemorado em 21 de setembro, é um dos eventos mais conhecidos. Participativos e efetivos traz benefícios a natureza. Em função dele, registro que a ponta do cigarro, o item mais coletado no mundo todo, por oito anos consecutivos, tem ocasionando a morte de inúmeros animais que a confundem com ovos de peixe e a engolem.
Em 1967, quando foi lançado o filme “ A Megera Domada “, grande sucesso de Elizabeth Taylor e Richard Burton, ele, na época, deu a LizTaylor um avião de presente. O jato custou em folha, dizendo, assim novo, o valor de 960.000 dólares.
Conectado com a informação, de acordo com o Departamento de Aviação Civil (DAC) e com a Associação Médica Brasileira, ninguém deveria soltar baforadas nas aeronaves.
Sabe-se, entretanto, que durante o voo cai o nível de umidade do ar. Isto dificulta as funções respiratórias e a fumaça agrava o quadro.
Complementando, ressalto, que com a pressurização da cabine, ocorre uma redução natural da quantidade de oxigênio.
O cigarro, com certeza, piora a qualidade do ar que reta, prejudicando também os não fumantes.
Fumar também durante a gravidez, diminui o oxigênio necessário o feto e contribui para o nascimento de bebês de baixo peso.
Aos adolescentes fumantes um alerta: além de reduzir a fertilidade, o vício pode alterar geneticamente os espermatozoides. A chance de o tabagismo vir a ter no futuro um filho com problemas congênitos são, portanto, maior.
O cigarro destrói 25 mg da vitamina C. Se você fuma de 30 a 40 cigarros por dia, tem cerca de 40% menos vitamina C que os não fumantes.
Em, 31 de maio é comemorado o Dia mundial Sem Tabaco e o Ministério da Saúde comemora a queda do número de fumantes no País, em nove anos (entre 2006 e 2014): 30,7%. Os dados foram divulgados no dia 28 de maio deste ano pelo ministério.
Em 14 de fevereiro de 2012, a Anvisa decidiu proibir a venda de cigarros com sabor que atraem fumantes jovens.
Sai o sol, entra o cigarro como o maior vilão do envelhecimento da pele. Um estudo dirigido por equipes de dermatologista e pneumologia da Santa Casa de São Paulo revela que, quanto mais a pessoa fuma, mais enrugada a pele fica. Isso porque, entre outras coisas, a nicotina reduz a lubrificação da pele e inibi a vitamina A, importante oxidante natural. Como se sabe, uma bela face como a do modelo que ilustra o artigo, deve manter a harmonia de tom cutâneo, brilho e traços, tudo em cores vivas de acordo com o seu encantamento visual.
O tabagismo é o responsável por 200 mil mortes por ano no Brasil. Está relacionado também a 90% dos casos de câncer no pulmão.
No início deste ano, a revista “Science” fez a publicação de um estudo polêmico. Conduzido por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, foi atribuído a ele, maior parte dos casos de câncer, classificando-a como “ má sorte ” ( exatamente “ bad luck ”no original ). Os pesquisadores encontraram relação entre o número de divisões celulares e a chance de uma célula sofrer mutações que levem ao câncer, mas não entenderam por que as mutações acontecem mais em um tecido do que em outro, por isso acreditam à “ má sorte ”.
Segundo um artigo publicado em veículo de comunicação por Vanessa Lampert, ela segura do que escreve , diz que há problema em usar essa palavra em um artigo científico. Questionaram métodos, cálculos e a interpretação da mídia, de que era inútil se cuidar. Mas não questionaram a dona da sorte”.
Enquadrada nesta linha informativa, o renomado fisiologista Richard Doll, um dos que descobriram a ligação entre o cigarro e câncer de pulmão, escreveu na revista “ International Journal Of Epidemiology ”: “ Se um indivíduo exposto vai desenvolver ou não um câncer é, em grande parte, questão de sorte; má sorte se as várias alterações necessárias ocorrerem todas na mesma célula-tronco ”.
O ator Eric Lawson, famoso em todo o mundo por protagonizar propagandas do cigarro Marlboro, anúncios esses que lhe valeram fama para participar também de séries televisivas coma “ As Pantera ” e “ BayWSatch ”, morreu no vício que balançou a indústria tabagista nos EUA.
As mulheres fumantes correm um risco 50% maior de desenvolver câncer de pulmão do que homens fumantes. O motivo, segundo os pesquisadores da Fundação Americana de Saúde, em Nova York, nos Estados Unidos, seriam características genéticas presentes no cromossomo sexual feminino.
Segundo dados do Vigitel, de 2014, 10,8% dos brasileiros mantêm o hábito de fumar – índice é maior entre os homens ( 12,8% ) do que entre as mulheres ( 9% ). O governo tem como meta chegar a 9,1% de fumantes no Brasil em 2020.
Um estudo inédito do Instituto Nacional de Câncer ( Inca ) mostra que entre os brasileiro que consomem cigarros industrializados, cresceu a proporção dos que fumam cigarros de origem ilícita. Em 2008, sabe-se, entretanto, que 2,4% dos fumantes obtinham cigarros no mercado ilegal – em 2013, esse percentual passou para 3,7%. Os dados também foram divulgados no dia 28 de maio deste ano.
Então, que tal parar de fumar?

A MANEIRA CORRETA DE USAR 
JÓIAS E BIJUTERIAS

Buscando uma complementação do visual, cada pessoa escolhe o ornato que melhor funcione com seu gosto pessoal e, sobretudo, venha combinar com o vestuário escolhido.
São várias as espécies de enfeites, mas há de se convir, que nem todos podem satisfazer a vontade de usá-los.
Os evangélicos Adventistas do Sétimo Dia, é o maior exemplo. Para eles bastam aliança e o relógio para que o visual fique equilibrado, isso, segundo as normas obedecidas de acordo com o seu estilo religioso.
Ao falar de joias necessito ressaltar o prestígio e o fascínio que as lindas peças de Karl Fabergé tinham diante de todos os olhares. Ele era o joalheiro preferido pela família imperial Russa, durante o reinado de Alexandre III, que brilhou em 1884 até 1917.
Comprovadamente, uma das grifes de joias mais ‘hypada’, chegou ao Brasil em 2005. Indiscutivelmente, as peças da Francesa Van Cleef & Arpels, usadas por princesas, socialites e hollywoodianas são belíssimas e encanta todas as bem nascidas.
Em resumo:  Sara Joias nas Alturas!
Para impressionar meus leitores, procuro publicar neste blog assuntos de qualidade, de uma maneira bonita, simpática e de bom gosto. Como se percebe, adornos ou adereços é um item primordial e relacionado com a moda. Colocando em evidência a grife H. STERN, para ela a platina foi lançada como joia dos anos 90. Comprovadamente, a pureza e a resistência são as principais qualidades da platina que é admirada pelos joalheiros do mundo todo
Ela é considerada o material ideal para a composição com diamantes, uma vez que ela aumenta o brilho das gemas, sem afetar a sua beleza.
Comprar joias é se lançar no desejo de ter o poder de uma cintilante extravagância de dinheiro.
Nesses dias turbulentos em que vivemos e, sobretudo, com muitos assaltos e roubos, a solução descoberta pelos ricos e burgueses do século XVIII, por razão de segurança, foi se lançar ao uso de “ fake ”. Esta palavrinha que traduzida para o português significa falso, porém, naturalmente é muito bonita.  Mas há de se convir que na década de XX, as falsas joias usadas a quilos por Coco Chanel, deixaram de ser simples imitações para ganhar vida própria e humor.
O brilho dos anos 90 se inspira também nas estrelas da moda e do cinema. Marlene Dietrich (1901-1932) era obcecadas por esmeraldas. Enquanto que Marilyn Monroe (1926-1962) tinha os diamantes como os verdadeiros amigos, Jean Harlow (1911-1937) só andava com seu “cabochon” de safira.
Citando as grandes estrelas, a cantora Madonna se enquadra na lista. Ela que no palíndromo 1991 aparece na festa do Oscar com um colar e pulseia de diamantes, no melhor estilo Marilyn Monroe, gentilmente presenteados pela joalheria Harry Winston.
Ajudando a enfeitar o visual, a moda se cobre de bijuteria, das pulseiras aos colares de muitas voltas. Coloridas e luxuosas são peças fundamentais para realçar um vestido tubo preto ou “tops” em tons vivos com um toque diferente.
O ator britânico Richard Burton (1925-1984) sempre gostou de gastar dinheiro comprando joias. Não pense que são joias comuns. Eram peças raríssimas, que ele presentavam à sua mulher de olhos lilás, a belíssima atriz anglo-americana Elizabet h Taylor (1932-2011). Para satisfazer os encantos da atriz, Burton lhe ofereceu o diamante Krupp, de 33 quilates, considerado o mais belo do mundo. Como se ainda fosse pouco, Liz Taylor também ganhou um colar de esmeralda, no valor de 880 milhões antigos. Pérolas e outras joias foram presentas das, que ao final das contas, Liz encheu o cofre, que somando todas, chegou-se a conclusão, que estariam avaliadas em 200 bilhões antigos. Isso em outubro de 1986.
A África possui minas de diamantes espalhadas por quinze de seus 53 países. Elas são responsáveis pela produção de 50% das pedras consumidas no mundo, num mercado que movimenta cerca de 50 bilhões de dólares por ano.
Entre todas as pedras preciosas, o diamante é o mais nobre. Seu valor encontra-se relacionado a lapidação, quilate, pureza e cor.
Não há quem não fique fascinado pela beleza dos diamantes. O mais famoso do mundo, apenas somando para saber, tem o total de 101,84 quilate +7 quilates. Como toda preciosidade tem nome, ele que se chama Kho-1-Noor, faz parte das joias da Coroa Britânica na Torre de Londres.
Apesar de estilos diferentes, a exuberante Cindy Grawford e a “cool” Kate Moss, ambas “top model” do circuito “fashion” têm uma paixão em comum: diamantes. Uma correntinha de ouro com um pingente solitário é a joia mais usada pelas duas beldades.
No que se refere a arte de embelezar, na opção de uma bijuteria, ressalto, que ela além de custar menos que um vestuário, é capaz de fazer um vestido velho parecer novo, A bijuteria tornou-se um acessório indispensável para a mulher, principalmente a brasileira, por ter uma moda livre na qual se cria vários estilos e opções.
A bijuteria é uma arte antiguíssima. Tendo um brilho sem quilates, ela surgiu quando nossos ancestrais descobriram que pedras coloridas, pedaços de madeiras, conchas, caramujos, penas, sementes, dentes enfiados num cordão produzia um belo efeito visual e estético.
Assim disse a mitológica inovadora da alta-costura, Coco Chanel, que na década de 50 deu a bijuteria o ‘status’ de acessório chique. Ela disse: “O que importa é o brilho e não o quilate”. Esta frase atribuída por Chanel veio a provar que esse acessório pode não ser original, mas a cada dia que passa assume dentro do mercado da moda uma tendência que cresce de forma grandiosa.
Com o passar dos tempos criaram novas técnicas e, assim, surgiu os vários estilos de bijuterias, que logo em seguida, em função de sua sofisticação, que permitiu a associação do ouro ou outro metal de real valor, unidos com as lindas pedras preciosas, passou a chamar joias. O valor das peças passou a ser associada à sua raridade e também mediante a criatividade e o bom gosto do artesão em lapidá-las, criando assim, uma montagem exclusiva onde o “designer” as criavam  mediante as tendência da moda. Esses enfeites por serem caros, ficaram disputados por quem tem um poder aquisitivo elevado, enquanto que as bijuterias, muito bonitas, porém, confeccionadas com quinquilharias, por outra classe social, que não dispunham de muito dinheiro para comprar um colar de pérolas, esmeralda, diamante, brilhante, enfim materiais caracterizados pelo luxo, contentavam-se  com as perfeitas imitações.
Como “designer” de moda e por ser um “arbitre d’élégance”, como recomendações fundamentais digo o seguinte: - não é permitido misturar joias com bijuterias. Jamais faça isso.
Em ocasiões especiais durante o dia pode=se usar joias, tendo pois o cuidado de combiná-las. Lembre-se deste detalhe: - a mistura inadequada é como se obrigasse sogra e nora a morarem num “kitnet”.
Por gostar de seguir padrões harmoniosos impostos pela moda, explico que mulheres gorduchas devem dar preferência para bijuterias maiores. Elas, comprovadamente, são as mais indicadas, portanto, evite peças muito delicadas.
As mulheres altas, certamente, devem seguir também essa recomendação.
Como recomendação, cuidado com o excesso ao compor o “mix” de “bijoux”, pois existem peças que não combinam entre si.
As bijuterias com forma e cores exuberantes fascinam o sexo feminino e não há mulher que resista e por terem custos menores driblam o mercado, inclusive, quando se encontra em crise, e enriquece o visual.
Para mulheres alérgicas a bijuterias que contêm níquel, o importante é pesquisar as confeccionadas isentas desse material.

PEDRAS PRECIOSAS

Foi constatado que o Brasil, país da América Latina, é um dos maiores produtores de pedras preciosas do mundo. Enfim, esse país é uma importante província genológica. Ele é considerado a segunda potência do mundo, e pelo que se sabe, a única pedra que temos concorrente é a esmeralda, que perdemos para Colômbia em termos de qualidade, porém, a nossa água-marinha tem reinado absoluto. São 180 tipos diferentes de gemas coloridas, entre toda essa magia de transparência e brilho, o topázio imperial é tido raridade.
Dá-se o nome de gemas, determinadas substâncias orgânicas, tais como o azeviche, a pérola, o âmbar etc e algumas espécies orgânicas, que mediante a sua raridade, brilho, durabilidade  e beleza, situam-se no cenário da moda para embelezar o homem.
Segundo a lenda, parte da civilização perdida da Atlântida se encontra no Planalto Central, que por sua vez, a fonte da produção brasileira que é a gema de cor, é explorada nesse lugar.
Quanto a forma e uso das pedras nacionais, posso acrescentar que elas podem ser usadas também durante o dia, inclusive com jeans e não somente com um traje “toilette”, usado a noite.

MENTIRAS OU NÃO, LENDAS OU VERDADES EM QUESTÃO

Dizem os mais antigos, que as pedras preciosas têm alma. Verdades ou não, para quem acredita nessa lenda, a magia, o respeito, às vezes, o medo, ‘caminham’ paralelos se impondo para salvá-las, de sua beleza. Os artesãos são os únicos capazes de tocá-las, sem saírem prejudicados, para torná-las em joias preciosas.
Determinadas pessoas em tempos remotos, acreditavam que as pedras preciosas possuíam qualidades terapêuticas.
No século XVIII, histórias narram que os farmacêuticos moíam as pérolas e guardavam em estoque, para compor tinturas e xaropes, que tinham como finalidade básica levar seus usuários a imortalidade.
Cleópatra, a famosa rainha do Egito, também concedia essa hipótese, por isso, era adepta dessa crença e durante toda a sua vida tomava vinho misturado com pó de pérolas.
Complementando esta informação, diz-se ainda, que as águas-marinhas garantem viagens tranquilas aos navegantes; as esmeraldas dão total proteção aos homens com vista cansada e amnésia e as crianças contra epilepsia; as amentistas oferecem paz de espírito e previnem contra intoxicação; os quartzos moídos eliminam as impurezas sanguíneas.
Verdades ou mentiras, “temos que aceitar”, porque eram levadas a sério.

METAL DOURADO

Qualquer metal, considerado uma bijuteria ou outro objeto, vai durar mais se nele aplicar uma camada de esmalte incolor. Esse é um recurso que consegue conservar seu brilho e a tonalidade por tempo mais prolongado.

PÉROLAS
Existem roupas que não saem da moda. A roupa são todas as peças do vestuário ou de estofo parta a cobertura ou agasalho.
A escritora Virginia Woolf (1882-1941) disse a seguinte citação: “As roupas mudam a nossa opinião a respeito do mundo, e a opinião do mundo a nosso respeito”.
Para as mulheres ávidas por moda, pelo conhecimento que tenho a seu respeito, explico que moda não é para ser seguida, e sim, para ser adaptada. Já foi dito que moda é vida, é mutação, enfim, um processo de criação quase mágico.
Para mim nunca foi tão gostoso falar de moda. Apesar de sofrer grandes encantos  por ela, outros “flashes” da vida também me interessam. Descrevendo cada detalhe vale a pena revermos o passado e revisitar o presente.
É inegável que artistas e socialites sempre foram os principais espelhos da moda.
A palavra MODA, vem do francês “mode”, hábito, uso passageiro que determina a forma de vestir, calçar e pentear.
Tida como o espelho do costume, a moda, que é uma maneira especial de cobrir o corpo, sempre refletiu um momento sócio-cultural e econômica. Com sucesso, sempre foi absorvida pelos seus consumidores principalmente por ser ditadura do bom gosto.
Para que tudo se enquadrasse a este sub-título e, sobretudo, não ficasse vago demais, publiquei este vestido desenhado por mim, leia-se CARLOS D’ALENCAR DESIGNER, também como forma ilustrativa para enriquecer ainda mais o texto.

Acredito que todos já ouviram falar em Gabrielle Bonheur Chanel, ou seja, “Mademoiselle” Coco Chanel. Ela sempre foi a elegância que virou dama da moda e símbolo.
Fundamentada em sua frase predileta: “A moda passa, o estilo fica...” Chanel cortou os cabelos – o famoso corte Chanel com comprimento curto era sua característica -, encurtou as saias e exibia saudável bronzeado.
A “fakemania” nunca preocupou Chanel, daí a grande segurança em dizer: “Começarei a me preocupar quando pararem de me copiar”.
O nome de Chanel sempre foi ligado as palavras elegância e beleza. Ela se transformou de uma simples modista a uma rainha da moda. A sua força era tamanha, pois conseguiu introduzir a moda das joias falsas, ou seja, bijuterias ( pulseiras, brincos e colares ) na alta-costura.
E como o assunto em evidência é A MANEIRA CORRETA DE USAR JOIAS OU BIJUTERIAS, as pérolas entram em sua composição por resistir a todos os modismos.
Chamadas de lágrimas congeladas na antiguidade, hoje ela é imortal na composição de um “look” da moda clássica de Coco Chanel.
As verdadeiras possui elegância que nenhuma outra joia consegue ter.
Indo de encontro ao passado, tenho a certeza de que uma condessa jamais deixaria de usá-la.
Como presente de 33 anos de aniversário, a atriz Elizabeth Taylor ganhou de seu marido Richard Burton, também ator, a pérola La Pelegrina, a mesma que Maria Tudor recebeu em 1554 do Rei Felipe II, da Espanha.
As pérolas deverão ser usadas sozinhas por não combinar com as demais joias. Cabe-me frisar de forma evidenciada, que seu uso é mais frequente quando a moda parte para o classicismo.
Elas podem ser usadas a toda hora, com todo o tipo de roupa. Por ser democrática, fica elegante com trajes simples ao mais sofisticado.
Sem fazer “merchandising” para o meu conhecimento no mundo “fashion”, como se sabe que hoje, a extraordinária conquista de adquirir um lindo visual, aliás, esse é o desejo de toda a mulher, complementando este item, abro um parêntese para descortinar, que em horário matinal, a mulher elegante deve evitar maquilagem forte demais e joias preciosas, ou seja, de valor exorbitante.
Tanto na vida como na moda, Coco Chanel criou um estilo.
A rainha da alta-costura morreu em Paris, em 1971, com 87 anos, pouco antes do lançamento de mais uma coleção com sua marca registrada.
Chanel foi o “portrait” de todos os seus desejos. Ela partiu sabendo da dignidade de sua arte, mas deixou a sua sabedoria, o seu estilo para adeptos do mito copiar.
Como “grand finale” deste precioso e sedutor artigo, acrescento:  COMO 
LIMPAR PÉROLAS.
Um colar de pérolas, por exemplo, exige cuidado. Por ser uma gema porosa, a pérola é sensível a qualquer tipo de produto químico. Para a sua limpeza use apenas uma flanela bem macia.
Outro detalhe que precisa ser lembrado: - Perfumes, “shampoos”, “sprays” também podem estragar um colar de pérolas.




PONTO FINAL

O que esta coluna publica como sendo o melhor para todos os internautas, é apenas uma mostra de um vasto conjunto de trabalho, que orgulho de ter publicado. Sem falsas modéstias!
Tornando-me uma pessoa espiritualizada e feliz, descobri a beleza que existe na simplicidade, aprendi a aceitar e amar os espinhos das rosas, porque são eles que as tornam únicas e especiais e aprendi a ver isso com o coração.
Concordando plenamente com o poeta e escritor português Fernando Pessoa (1888-1935), ao dizer que “às vezes ouço passar o vento e só de ouvir o cento passar vale a pena ter nascido”.
Querido (a) leitor (a), a minha paz celestial brilha quando encarna em mim o personagem do bem e não há nada de nobre em sermos superiores ao próximo. A verdadeira nobreza consiste em tornarmos superiores ao que éramos antes de aprendermos a consertar nossos erros. Por ser determinado, destemido, gosto de versatilidade e fico felicíssimo, principalmente, quando executo um trabalho honesto e com categoria.
Até a próxima edição!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário