quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O envelhecimento no auge da beleza

"DEAR FRIEND" ao blog CARLOS D'ALENCAR CONECTADO COM O MUNDO.
Hoje a informação está muito próxima da gente. Como ponto de partida trago à tona a sabedoria do escritor português Fernando Pessoa (1888-1935), que disse " Nascemos sem saber falar e morremos sem ter sabido dizer".
Entrando no assunto propriamente dito, digo que encontrar um médico competente, que tenha disposição de explicar, na linguagem mais simples, o que você está precisando saber sobre sua saúde é um desafio. Pensando na arte de "diagnosticar" os nossos problemas, na verdade ninguém precisa de conselho. O importante na vida é entender melhor as várias faces dos problemas emocionais e, principalmente, encontrar a "sua" resposta para eles. Sei, entretanto, que é impossível dar soluções prontas para os problemas de saúde. Digo isto baseado na citação do filósofo e imperador romano Marco Aurélio Antonino (121-180) que disse: "O que não é bom para o enxame, não é bom para a abelha.
Minha efervescência tem por objetivo esclarecer dúvidas do cotidiano. Ajo dessa maneira por saber que "noblesse oblige" deve estar presente em cada um de nós.
No meu jeito de ser, universo pessoal e profissional estão intrisicamente ligados.

A pessoa só morre quando não tem projeto de vida. Eu tenho. Às vezes gosto de fazer narração em "off" sobre minha infância. Repare que muitas vezes um pequeno gesto com palavras o vento leva. A quem quiser convencer das tuas idéias, dá exemplo vivo de tuas ações.
O escritor Benjamin Disraeli (1804-1881) em um dos momentos de sabedoria disse: "O segredo do sucesso na vida é saber aproveitar sua chance".
Tenho o maior respeito e muito cuidado com a ignorância, pois ela costuma ser o berço esplêndido para a arrogância e a caverna escura onde se esconde preconceitos insuspeitos.
Pode parecer clichê, mas não custa repetir: preconceito não está com nada.
Respeitar a individualidade seria um dever de todos. Lembre-se que cada um tem a sua maneira de viver. Procure, então, compreender a individualidade de cada pessoa.
Nunca tive a pretensão de querer conquistar as pessoas por minha aparência. Meu grande objetivo é conquistá-las com meu conhecimento adquirido pela conquista da ciência. Para viver bem, a conquista da liberdade se faz necessária. Então, procure deixar-se abraçar pela natureza e viver intensamente cada minuto como se fosse eterno. Faça da noite, noite; do dia, dia: e viverás com alegria. Esqueça as preocupações do dia-a-dia e se entregue aos prazeres do ócio, transformando pequenos momentos em grandes emoções. O mal que não tem cura é paixão ou loucura. Existe coisas na vida que é melhor esquecer e sorrir do que recordar e entristecer-se. "Cada um sabe a dor e delícia de ser o que é" diz o verso da canção do consagrado baiano
Caetano Veloso.
Tenho a impressão que a felicidade se encontra nas coisas mais simples. O escritor francês Victor Hugo (1802-1885) descreve a felicidade da seguinte maneira: "A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é, ou, mais corretamente, de ser amado apesar daquilo que você é".
O tenor italiano Luciano Pavarotti (1935-2007), sem constrangimento disse: "Pessoas gordas são mais felizes porque os nervos estão bem protegidos".
Nunca duvidei de que o paradoxo estivesse presente em tudo e sempre soube que o contraste entre as coisas cria o equilíbrio. Por isso registro a bela citação de Alberto Caieiro, heterônimo de Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português. A saber:
"Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol./ Ambos existem: cada um como ele é".
O romancista e poeta alemão Hermann Hesse (1877-1962) nos deixou a seguinte citação:
"Não digas, de nenhum sentimento, que é pequeno ou indigno: todos são bons - mesmo o ódio, a inveja, o ciúme, a crueldade... Nós não vivemos a não ser de nossos pobres, belos e magníficos sentimentos - e cada um deles quando contra ele cometemos, alguma falta, é uma estrela que apagamos". Lembre-se, portanto, que o homem inteligente e ativo põe a mão em um objeto para adaptá-lo a uma idéia superior. O poeta e dramaturgo francês Paul Claudel (1868-1955) afirmou o seguinte: "Cético é o homem que não desconfia de nada". O poeta bengalês Rabindranath Tagore (1861-1941), prêmio Nobel de Literatura de 1993, acrescentou mais sabedoria ao meu conhecimento ao citar a seguinte afirmação: "Lemos o mundo às avessas e dizemos que ele nos engana".
Segundo meu ponto de vista, envelhecer é colecionar frustrações, rasgar a boca num bocejo de tédio ouvindo lamúrias de um arrasado com a vida.
Lamentações não resolve nossos problemas, temos que enfrentar certas verdade da vida. Agir é acreditar.

O tempo parece não passar para o ícone da beleza brasileira Martha Rocha, nascida em 1936. Mais bela com o passar dos anos. a deusa foi eleita em 1954 Miss Brasil. Martha inspirou artistas e compositores. A menina de 18 anos a quem a Bahia deu réguas e compasso, acabou se transformando no grande símbolo desse concurso.
O ser humano é a mais perfeita obra do Criador, mas mesmo assim é necessário cuidar do corpo.
Preocupado com a existência humana, tomo a liberdade para deixar gravado que quase
60% dos casos de câncer em mulheres e 40% em homens são causados por dieta alimentar errada - fato conhecido pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos e pela Sociedade Americana de Câncer. Os especialistas afirmam que pelo menos, 35% desses casos poderiam ser eliminados pela simples mudança de hábitos alimentares. Bastaria usarmos os conhecimentos que já temos sobre os "fatores dietéticos de risco".
Os principais fatores a considerar são a gordura que você consome, a contaminação de alguns alimentos, a presença de determinados aditivos, a quantidade de legumes e frutas, fibras em sua dieta, o consumo de vitaminas A, C, E e selênio ( encontrado sobretudo em peixes e frutos do mar) e os métodos de preparar os alimentos.
Abrindo um ligeiro parêntese, digo que não se deve ingerir muitas vezes na semana batatas fritas, hambúrgueres e alimentos com nitratos (defumados, linguiça, salsicha, mortadela). Complementando, ovos e lacticínios são fontes perigosas de gordura. Uma gema de ovo tem a dose diária permitida de colesterol. Leite integral, creme de leite e queijos contêm, em geral, taxas altas de gordura, até mesmo os considerados de baixo teor- ou pelo menos alguns deles. Para não ultrapassar a taxa permitida, pese o produto. Seguindo um ritual sadio, prefira leite e queijo com pouca gordura e evite manteiga, que tem muito colesterol e gorduras saturadas.
Lembre-se que a dieta com muitas fibras poderá ajudar a reduzir a absorção de gorduras. Se alimentando de bons e saudáveis alimentos e eliminando os nocivos à saúde, certamente, se pode reduzir os riscos de câncer.
O filósofo americano John Roger, nascido em 1932, marcou presença ao deixar a seguinte citação ao nosso alcance: "O cérebro é a causa do espírito e o espírito é uma característica do cérebro".
Em relação ao físico, a boa foram se faz necessária, cabe-me lembrar que ela depende de você, ou seja, o caminho passa pela sua mente. Essa é a tendência aplicada em algumas academias nos Estados Unidos, que contam com psicólogos para motivar frequentadores. Ressaltando: é o "PERSONAL CÉREBRO" em ação. Segundo especialistas, é preciso transformar o cérebro em um aliado para não desistir do exercício.
Na academia: troque pensamentos negativos ("me sinto gorda") por neutros ("já estou aqui") ou positivos ("é bom para mim"). Concentre-se no exercício, jamais deixe o pensamento voar solto. Se estiver cansada, imagine-se parando e tomando um infalível copo de água.
Nunca dispense os restauradores de energia como o lêvedo de cerveja, melado. sementes (abóboras, girassol) ou outras ( muito comuns na comida árabe ), por serem recas em proteínas e vitaminas e frutas secas.
Existe um provérbio russo que diz: "É inútil preocupar-se com os cabelos quando se está prestes a perder a cabeça".
O poeta grego Teócrito (cerca de 310 - 250 a.C.) disse: "Quem suspira envelhece um dia". Já o filósofo Sêneca (4 a.C.-65) não poupou palavras na afirmação transcrita por mim. Leia: "Não devemos contar a idade pelos anos, mas pelos procedimentos". Talvez tenha sido por isso, que a cantora baiana Gal Costa, nascida em 1945, ao completar 50 anos falou em bom tom sobre sua despreocupação com a idade: "Os 50 anos são uma segunda adolescência". Se observarmos o maior segredo da beleza é a serenidade. Repare que numa pessoa tranquila, seus olhos tem brilho intenso e a pele e os cabelos tem mais vida.

"Glamour" é o que não falta a moreníssima modelo e empresária, Luiza Brunet, deusa "fashion" das passarelas e revistas de moda nacional e internacional. Esta brasileira de charme ímpar é considerada como a mulher com o corpo mais bonito do Brasil.
De acordo com a palavra em pauta no parágrafo anterior, a revista "GLAMOUR", de abril de 1983, fez uma pesquisa entre 100 homens, de 18 a 40 anos, para definir o tipo de beleza ideal. Descobriu que não existe ideal de beleza física. Quarenta e dois por cento dos entrevistados preferem personalidade (6% do corpo); 46% as de altura média, 20% as altas, o que "vidra" um homem, em 53% é um sorriso; o que os afasta correndo e excesso de maquilagem. As ligeiras carnudas são as preferidas de 46%, as magrinhas só ganharam 10% de admiração. Maior surpresa: as morenas ganham de 36% a 29% das louras. O ideal: sorriso receptivo e os olhos brilhantes; naturalidade; a mulher que gosta de si. Queridos leitores, perceberam porque ilustrei este tópico relacionado a mulher com a estonteante Luiza Brunet?

A importante atriz dos Estados Unidos da América Katharine Hepburn (1907-2003) aos 86 se sentia em pleno vigor. Repare que a artista diz: "Vitalidade! Essa é a grande busca da vida, não é?".
O zoólogo austríaco Konrad Lorenz (1903-1989) deu-nos outra prova de sua sabedoria ao afirmar o quanto teve saber, ao deixar gravada a seguinte citação: "O segredo para um cientista manter-se jovem é todos os dias, antes do desjejum, descartar uma hipótese que lhe é cara!".
Sem fugir do assunto, preencho este espaço com outra fonte informativa dizendo que, uma criança que nasce hoje tem chances de viver pelo menos 65 anos e, no ritmo em que esta expectativa vem aumentando, não é exagero dizer que, dentro em pouco, a regra geral será de 90 anos.
Comprovadamente o bicho homem é capaz de viver até 110, 120 anos, não mais que isto. Mesmo aqueles anciãos viciados em iogurte e famosos por sua longevidade da União Soviética, mais precisamente da Geórgia, jamais passaram de 113 anos. A tartaruga consegue ir um pouco mais longe, chegando aos 150. Mas além dela nenhuma outra espécie animal tem mais sorte do que nós.
Se considerarmos que no passado as pessoas vivam bem menos tempo, pode-se dizer que temos muita sorte. Na Roma antiga, a expectativa de vida era de apenas 22anos. No final do século passado, esta expectativa subiu para 49.

Para melhor esclarecimento, é preciso tomar cuidado, para não confundir GERIATRIA com GERONTOLOGIA. Numa explicação sensata, a GERIATRIA é uma parte da medicina que trata das doenças dos velhos. Voltando a explicar o assunto relacionado a longevidade, esclareço, ainda, que talvez jamais ultrapassemos nosso limite máximo, mas a GERONTOLOGIA, ciência eficaz, vem na medida do possível desvendando rapidamente o mecanismo do envelhecimento.

Durante uma entrevista para uma TV americana perguntaram à atriz americana e ex-modelo de moda Candice Bergen - lançada com sucesso pela Ford Models, considerada uma das mais importantes agências de moda do mundo - o que mais a preocupava em relação ao envelhecimento. Candice que acabar de descrever as manobras que as câmaras de cinema precisavam fazer para disfarçar rugas e algumas imperfeições em seu rosto, até algum tempo perfeito, respondeu muito segura de suas palavras: "Morrer". E depois riu ironicamente.
Verdade: a morte é o final inevitável. O filósofo chinês e pensador Confúcio, que viveu em 470 a.C. disse: "Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte".
Enquanto ela não chega, numa elucidativa explicação, para deixar o corpo em bom funcionamento, longe de intoxicação, a melhor maneira contra a retenção de líquidos - que deixa os pés e outras partes do corpo inchados - é... beber água. Oito copos por dia ajudam a eliminar rapidamente os líquidos ( e não reter mais, como a maioria das pessoas pensam). Por preocupar-me com saúde e beleza, desvendo detalhes importantes para uma boa aparência. Para saber cuidar com exclusividade, os melhores e simples
"top secrets" estão citados por mim, aqui em conexão com o mundo.
Como se sabe, a pele tem uma linguagem que dispensa totalmente palavras. Mas não dispensa cuidados. Por isso digo que durante o banho use óleos perfumados. Depois de aplicado no corpo, esfregue-o com uma bucha, principalmente as regiões ásperas, como os cotovelos, joelhos e calcanhares. Com o corpo úmido aplique loção hidratante.
O banho de sol faz bem, mas nada de ficar queimada, se descascando durante o ato de se bronzear. Evite isso, usando altos índices (de 18a 30) de bloqueadores solares no rosto e no corpo, mesmo durante o inverno. Nunca se esqueça de proteger os cabelos com gel com filtro solar.
Se por ventura a pele for oleosa, tenha cuidado especial ao rosto - todas as noites -
limpe-a lavando com sabonete à base de amêndoas e mel, e em seguida, aplique um hidratante com antibiótico. Os produtos devem ser preparados com a orientação de um dermatologista.
PARA LIMPAR E CLAREAR A PELE
A cada 15 dias faça uma máscara de argila.



CABELO
Os cabelos, sem dúvida é a moldura do rosto. Ele exige cuidados e produtos que venha a fortalecê-los e embelezá-los.
A perda de melanina dos fios da flora capilar é inevitável. Se por ventura nasceram os primeiros fios de cabelo branco e caso não queira disfarçá-los com uma mudança radical, uma boa saída é usar tintura semipermanente mais clara, um ou dois tons que a cor original do cabelo. O resultado são reflexos suaves que saem depois de cinco lavagens.
Como receita infalível para encorpar cabelos finos, repare minha sugestão: um ovo
(sem a pele da gema para evitar cheiro forte), uma colher de sopa de mel e outra de óleo de amêndoas. Misture todos os ingredientes e aplique na flora capilar limpa, deixe meia hora e enxague.
Com os cabelos tratados, faça um belo penteado e arrase.



MAQUILAGEM SUAVE, JOVEM E MODERNA
Em princípio, sendo extremamente categórico, afirmo que essa MAQUILAGEM tem que ser CLÁSSICA e para que ela permaneça intacta por várias horas, use a AMPOLA PROMENADE da SOTHYS, que aplicada antes da base, ajuda a segurá-la por mais tempo.
Como "expert" do assunto voltado para o SEGMENTO DE BELEZA, quero esclarecer que, usar maquilagem demais logo de manhã - batons de cores berrantes, sombras coloridas e cintilantes - não vai melhor em nada o seu visual. PELO CONTRÁRIO: VOCÊ TERÁ SEMPRE UM AR CANSADO E ARTIFICIAL.
Muitas mulheres acham comum acreditarem que precisam de mais maquilagem para esconder os traços da idade, quando na verdade deveriam usar bem menos. A maquilagem carregada só acentua falhas da pele. Como maquilador sugiro os tons claros, a textura suave, mais natural possível, para acompanhar o ESTILO DA MULHER MODERNA e deixar rosto mais leve, menos marcado, sobretudo, mais jovem.
A Maquilagem deve combinar com a cor da roupa. Não use batom ou blush vermelhos com camisas rosadas. Ou um vestido lilás com sombra verde.

* Inicialmente limpe a pele com óleo mineral, mas não deixe resíduo;

* Ao iniciar pense no colorido da boca. A boca representa 40% da maquilagem e vai ser
o ponto de referência. A partir dos lábios, pode-se dar cor aos olhos, que vão ser
pintados aos poucos, até alcançar o tom certo: nem mais, nem menos;
Os olhos põem à vista nossos sentimentos e nossa saúde. Colore o rosto e exige
cuidados especiais. Dê uma olha no espelho. Veja seus olhos. Aprenda a enxergar
através deles e a valorizar suas linhas;


* MUITA BASE em vez de disfarçar rugas, forma uma espécie de "máscara" que quebra no
primeiro sinal de expressão, acentuando as marcas. Sugiro aplicar uma camada bem
fina de base com uma esponja umedecida. Agindo assim se consegue um efeito natural;

* MUITA SOMBRA escura ou cintilante deixa as pálpebras pesadas e entristece o olhar.
Prefira tons claros ( castanho, beges e rosados), opacos.
IMPORTANTE: antes de passar a sombra, umedeça um pouco o pincel. Assim a maquilagem
dura mais tempo.
OBSERVAÇÃO: as olheiras diminuem com uma única camada de corretivo claro no tom da
pele, de textura fina e cremosa, e por cima uma sutil camada de pó translúcido;

* CÍLIOS GRANDES, CHEIOS, CURVOS E IMPECÁVEIS, sem correr o fisco de ter os olhos
borrados, sugiro usar várias camadas de rímel incolor somente nos cílios
superiores;

* TRAÇO FORTE DE DELINEADOR ou LÁPIS NA RAIZ DOS CÍLIOS ABAIXO DOS OLHOS pode fazer
sombra, acentuando ou "criando" olheiras. Use-os apenas na raiz dos cílios
superiores. É opcional;

* O BLUSH também deve ser suave, combinando com o tom de sua pele e harmonizando com
roupa. O ideal são os tons neutros, de pêssego ou terra;

* O PÓ, aplicado uma fina camada translúcida sobre o rosto já pintado, mas antes de
passar o rímel e o batom, pode ser um ótimo truque para dar uma aparência mais
suave a maquilagem.
Para suavizar a maquilagem use o PÓ depois de se pintar. Se tiver muitas rugas,
todo cuidado é pouco, pois o EXCESSO de PÓ pode acentuá-las ainda mais
IMPORTANTÍSSIMO: prefira PÓ TRANSLÚCIDO;

* O BATOM para ser fixado por mais tempo, como recurso sugiro uma aplicação de
CORRETIVO, BASE e uma fina camada de PÓ nos lábios. O BATOM deixa os lábios mais
sensuais, mas não "indiscretos" quando se mistura dois tons: um opaco com um toque
brilhante;

* PARA A LIMPEZA DA MAQUILAGEM sem irritar os olhos, nem repuxar a pele, use produtos
delicados à base de ÓLEO MINERAL sem perfume ou qualquer outra substância
agressiva. Depois de remover bem a maquilagem, use ainda um algodão umedecido em
água filtrada ou mineral para remover o excesso de óleo;

CRIANDO UM LOOK PERFEITO
Mulheres tem o sonho de dar uma repaginada total para se sentir mais atraente. Na moda a ordem dos fatores, altera a soma. Segundo as explicações citadas por mim, você será capaz de criar a própria equação.
A moda é democrática. Para se produzir com bom gosto, lembre-se que ao escolher acessórios é preciso discernimento de onde começa e onde termina para que o visual não fique exagerado.
Ser elegante nem sempre é vestir a roupa certa no lugar certo, muito pelo contrário. Elegância é uma questão de inteligência e bom senso. Os grandes transgressores costumam ser os mais elegantes, mesmo porque em cima do muro, sempre ficam com a postura muito feia. Os radicais, os originais e os que poucos estão se ligando nestas questões vulgares são sempre os que brilham mais. Um brilho que não é só da roupa, do cabelo, do "make-up". Como "arbitre d'elegance" e fundamentado neste assunto, o que não desmonta o outro lado, posso acrescentar, ainda, que de repente, para um
não-chique é o que vale.
Numa viagem ao túnel do tempo, durante os apáticos anos 70 chique era uma coisa meio blasé. Ser elegante foi então sinônimo de futilidade, alienação. Algo muito limitado
entre o discreto e o terrivelmente aborrecido. Pegava bem fazer um ar de tédio, era imprescindível se vestir "up to date" e circular por lugares tão desinteressantes quanto obrigatórios. Hoje ainda estamos longe da saudosa efervescência e liberdade dos anos 60. Nestes tempos mais arejados, o "ser chique" foi redimido.


Na moda a ordem dos fatores altera a soma. Segundo as explicações citadas por mim, você será capaz de criar a própria equação.
É comum, dependendo do estilo de festa, depararmos com um mix da atmosfera retô dos anos 1920.
Em alguns estilos de vestuário, às vezes, a teoria apresenta estranhesa, que por sua vez é inerente à quebra de conceitos e paradigma, mas a prática certamente ela se traduz em algo, que provavelmente estará na listinha de desejos das mulheres. Afinal,
a moda se encontra presente para contradizer a classe feminina e, sem dúvida, causar diferentes sensações.
Na modelagem, use tudo muito simples - no melhor sentido da palavra.
Os trajes em tons "nude", às vezes de insperadas texturas em preto pode ser uma excelente opção, mas nem por isso, vai-se abandonar a cartela de cores que resume a essência do bom gosto quando empregada de forma correta, não dispensando o passado, e muito menos o futuro.
Algumas mulheres são capazes de perder duas horas diante do espelho para ir ao supermercado da esquina. Outras, ao contrário, são suficientemente "distraídas" a ponto de irem a um jantar formal de jeans e camiseta desbotada.
Saber disfarçar pontos indesejáveis do corpo se faz necessário. Como exemplo, ressalto que SAIA AMPLA esconde silhueta de bumbum grande demais.
As SAIAS LONGAS podem ser usadas também por baixinhas, desde que sejam retas ou de corte levemente enviesados, pois causam efeitos desproporcional.
Se gosta de chegar ao evento e marcar presença pela originalidade dou sugestões e idéias para isso, par ficar em GRANDE ESTILO.
"Comme il faut" que o colorido e o charme da roupa depende de seu estilo e personalidade. Isso acontece com a ajuda mágica dos acessórios.
Lenços, bijuterias, cintos, bolsas e meias são a chave para quem deseja estar sempre na moda.
Comprovadamente, os acessórios causam impacto. Por exemplo, uma BELA ECHARPE chama tanta atenção que ninguém irá notar o vestido de dois anos atrás. Outro item vai de encontro ao COLAR ou BROCHE modernos. Esses acessórios "levantam" qualquer roupa preta ou escura. Destacando o CINTO, posso dizer que OS COLORIDOS empresta um brilho especial à TÚNICA BRANCA, enquanto que MEIAS BONITAS desviam os olhares para as pernas.
Entre o CERTO e o ERRADO, na hora da escolha de acessórios, nunca se esqueça que o segredo é o SENSO DE PROPORÇÃO entre os ACESSÓRIOS e o seu próprio PESO e ALTURA. E um certo equilíbrio ao usá-los. Repare o que digo: um detalhe vistoso na cintura pede um enfeite no pescoço mais discreto, e vice-versa.

JÓIAS OU BIJUTERIAS

Ao usar belas JÓIAS preste atenção no desenho. Deve ser simples: para que ofuscar o brilho de uma PEDRA PRECIOSA ou OURO com linhas rebuscadas. Mas se as JÓIAS são mais decoradas, como as antigas, lembre-se que para surtirem efeito, devem ser usadas sobre roupas "LIMPAS" (sem botões, nervuras, frufrus).
Em JÓIAS ou BIJUTERIAS, os METAIS DOURADOS são mais brilhantes que a PRATA e causam um bom efeito.
Se preferir BIJUTERIAS GRANDES, os METAIS PRATEADOS são vistosos sem saltar os olhos.
Tendo o PESCOÇO como destaque, sem medo de errar, registro que várias voltas de PÉROLAS "vestem" um PESCOÇO FINO e COMPRIDO, assim como a GARGANTILHA. Já o PESCOÇO) CURTO pede COLARES COMPRIDOS e com "PENDENTIF" em forma de V. Outro detalhe importantíssimo vai de encontro ao COLAR GRANDE de contas redondas, eles, sem dúvida, disfarça o ROSTO COMPRIDO e de TRAÇOS MARCANTES. Explicando, ainda, acrescento que colares são dispensados na composição do visual em BLUSAS ESTAMPADAS em PELES DE ANIMAIS, ESTAMPADAS COMPLETAMENTE COM BICHOS ou ANIMAIS , FOLHAS, FLORES, FRUTOS, ou com ESTAMPADOS ABSTRATOS ou GEOMÉTRICOS etc.
Em relação ao uso de acessórios, esclareço que não há nenhum problema em misturar JÓIAS e BIJUTERIAS desde que se use peças do mesmo estilo. Dificilmente um ANEL DE BRILHANTE vai combinar com uma PULSEIRA DE PLÁSTICO. Mas um ANEL DE OURO FOSCO sem muitos detalhes fica ótimo com PULSEIRAS DE MADEIRA ou com um CORDÃO DE OURO com um PINGENTE, por exemplo. Para construir um visual harmônico, tente mesclar JÓIAS e BIJUTERIAS de desenhos simples.

SAPATOS E BOLSAS

Não é preciso estar calçando um poderoso "Louboutin" colorido para causar impressão.
Para causar impacto a simplicidade e o bom gosto ajudam muito no critério da elegância.
Sapatos e bolsas devem combinar entre si tanto na cor como no estilo. Devem também estar sempre em ordem: nada DESTRÓI mais a ELEGÂNCIA que um sapato deformado e uma BOLSA velha e gasta.
No dia-a-dia, o uso da BOLSA de estar de acordo com a proporção física da mulher, ou seja, mulher alta não deve usar bolsa muito pequena, assim como mulher de estatura pequena, não fica bem com bolsa grande demais.
No INVERNO, prefira SAPATOS e BOLSAS mais CLÁSSICOS e de couro.
Uma mistura que nunca deve acontecer: usar SANDÁLIAS com MEIAS FINAS de náilon e CASACO DE LÃ. Decida-se: você está no INVERNO Ou no VERÃO? Se o tempo esfriar, prefira mocassins, botas e escarpins. Como ponto de vista pessoal, acho que MULHER ENVELHECIDA não fica bem de BOTA.

MEIAS

A MEIA de náilon deve ser de um tom mais claro que sua pele. Fica bem com sapatos delicados ou de saltos altos. Nunca se esqueça que MEIAS GROSSAS acompanham SAPATOS BAIXOS.

MEIA - CALÇA

Atualmente, poucas coisas são obrigatórias. Em casamento, por exemplo, veste MEIA-CALÇA quem desejar. Nas é de supra importância lembrar que ela dá acabamento à roupa.
Se quiser usá-la, leve em CONSIDERAÇÃO a COR (é mais fácil acertar usando o mesmo tom dos sapatos ou cor da pele) e o tipo de calçado (ela combina com sapatos fechados, como escarpins; modelos abertos na frente ou atrás, opte por MEIAS FINÍSSIMAS, sem ponteira e sem reforço no calcanhar.

Por dentro a alegria de viver. Por fora, beleza acima de tudo.
Com um penteado impecável e um belo traje com bons acessórios estará pronta para impressionar numa festa ou reunião. Como já dizia o filósofo e poeta chinês Zhao Buzhi (1053-1110): "O bom arqueiro acerta o alvo antes mesmo de ter disparado".
O Vinho é uma bebida irresistível e agrada a todos. Para favorecê-los na escolha, digo que o Castel Chatelet Gewuztraimier, o Castel Chatelet Riesling Renano (ambos são suaves e secos e com leve aroma frutado. Eles vem acompanhar o excelente tinto da mesma linha). Com um bom vinho e um champanhe VEUVE CLICQUOT, degustando caviar ou
"saumon funé" ou se preferir WHISKY J. W. RED LABEL, certamente, terá uma festa agradável, com conversa sadia ao lado de sábios amigos.
A música felizmente consegue atingir as pessoas com suas diversas intensões. Seja num discurso panfletário, ou simplesmente por diversão.
Dependendo do estilo da festa ou reunião, a MÚSICA ERUDITA pode ser uma opção. Entre os grandes mestres da música que viveram o século XX cito: Ravel (1875-1937);
Stravinsky (1882-1971); Villa-Lobos (1887-1959); Haendel (1685-1759);
Mozart (17561791); Beethoven (1770-1827); Brahms (1833-1897) e Chopin (1870-1849).
Como "coup de grâce" registro a presença do escritor espanhol Miguel de Cervantes
(1547-1917). Ele não estava errado ao dizer que " onde há música, não pode haver coisa má".
Para você ir em frente sem se arrepender, finalizo com a sabedoria do pensador
Mahatma Gandhi (1869-1048). A saber: "A satisfação está no esforço e não apenas na realização final".


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário